04/09/2023 às 08h51min - Atualizada em 04/09/2023 às 08h51min
Câmeras de Reconhecimento Facial entram em Operação em Ubatã
Sistema moderno visa identificar criminosos e auxiliar na busca por pessoas desaparecidas
Por Garcia Junior - Interiorano
www.interiorano.com.br
Foto - Interiorano Na manhã desta segunda-feira (4), o repórter Garcia Junior obteve uma confirmação que gerou expectativas na cidade de Ubatã: o sistema de reconhecimento facial já está em pleno funcionamento. Após mais de um ano de planejamento e vistorias para a implantação dessa tecnologia, a equipe de Segurança Pública do Estado agora monitora a cidade em tempo real a partir de sua central de monitoramento na capital baiana.
O sistema de reconhecimento facial em Ubatã conta com oito câmeras estrategicamente posicionadas em áreas cruciais da cidade, como Bica, Várzea, São Raimundo, entradas da cidade, Landulfo Alves e Salgado Filho. Essas câmeras têm um propósito claro: identificar criminosos com mandados de prisão em aberto que transitam na região, além de auxiliar na recuperação de veículos furtados e roubados.
As câmeras estão integradas a um software de reconhecimento facial que captura imagens de forma constante, independente do horário. Essas imagens são então enviadas à central de monitoramento, onde policiais especializados cruzam com dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir dessas informações, o sistema busca indivíduos procurados pela justiça que estão no raio de monitoramento das câmeras.
Além de identificar forgidos de justiça, essa ferramenta avançada também é utilizada na busca por pessoas desaparecidas e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), indivíduos ligados a investigações importantes de interesse da segurança pública podem ser rastreados por meio desse sistema. Por ora, a comunidade de Ubatã agora conta com um aliado poderoso na proteção de seus cidadãos e no combate à criminalidade. (Interiorano)