Maraú entra em epidemia de dengue; Bahia registra 10 mil casos em 2026

Município está com transmissão acima do esperado, segundo a Secretaria da Saúde da Bahia

Por

A cidade de Maraú, no sul da Bahia, foi classificada em situação de epidemia de dengue, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (11) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com a Sesab, quando um município é enquadrado como em epidemia de dengue, significa que o número de casos registrados está acima do esperado para o período, indicando aumento significativo da transmissão da doença.

✅ NOVIDADE:  Receba no WhatsApp as notícias do Interiorano (clicando aqui).

Além de Maraú, outros cinco municípios baianos estão no mesmo nível: Alagoinhas, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Santa Maria da Vitória e Uauá. Outras nove cidades estão classificadas em situação de risco: Araci, Aramari, Aratuípe, Buritirama, Casa Nova, Curaçá, Itiúba, Mucugê e Teodoro Sampaio. Segundo o boletim, 49 municípios da Bahia permanecem em estado de alerta para dengue.

Apesar dos registros de municípios em epidemia, os dados gerais apontam redução no número de casos no estado. Conforme a Sesab, em 2026 a Bahia registrou queda de 41% nos casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Leia Também

Até esta segunda-feira (11), foram notificados 10.162 casos prováveis de dengue e quatro óbitos em todo o estado. No mesmo período de 2025, haviam sido registrados 17.236 casos e cinco mortes.

A Sesab reforça a importância das ações de prevenção, como eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. A situação dos municípios segue sendo monitorada pelas autoridades de saúde, e novos boletins podem ser divulgados nos próximos dias. (Interiorano)

FONTE: interiorano.com.br