SEME fecha parceria com Senai para EJA profissionalizante em Ubatã

Encontro na Secretaria de Educação definiu bases do programa para alunos com distorção idade-ano.

Por Garcia Junior - Interiorano
04/09/2025 13h22 - Atualizado há 6 horas
SEME fecha parceria com Senai para EJA profissionalizante em Ubatã
Foto: Garcia Jr / Interiorano

A Secretaria Municipal de Educação de Ubatã e o Senai deram mais um passo para instalar um EJA profissionalizante na rede. A reunião de alinhamento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4, na sede da pasta, e consolidou diretrizes pedagógicas, público-alvo e etapas de implantação.

A apresentação formal do programa à comunidade escolar está prevista para essa quinzena. Segundo a secretária Joana Angelica, a meta é somar escolarização e qualificação.

“A educação acontece no chão da escola e agora vai alcançar o profissional de cada aluno. Sonhamos juntos e buscamos uma parceria de qualidade com o Senai”, afirmou.

O encontro contou ainda com Santiago Freitas, coordenador comercial do Senai; Erick Portela, coordenador de cursos; Bruna Bispo, coordenadora técnica de gestão; e Rejane Couto, coordenadora técnica pedagógica.

De acordo com o vídeo institucional divulgado nos perfis oficiais da prefeitura e da Secretaria, a proposta prevê prestação de serviços educacionais para gerir e executar cursos profissionalizantes a estudantes do fundamental II em distorção idade-ano. A LDB, no art. 37, assegura oportunidades apropriadas de educação de jovens e adultos e orienta a articulação com a formação profissional — eixo que sustenta o desenho do programa.

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O Senai destacou a vocação de qualificar para o trabalho com foco local.

“É um projeto construído com a Educação e com o prefeito Tinho. Vamos empoderar o povo de Ubatã com qualificação de qualidade”, disse Santiago Freitas.

A malha de cursos será dimensionada a partir das demandas do território, com trilhas que fomentem elevação de escolaridade, empregabilidade e geração de renda. A formatação final incluirá cronograma, matriz curricular, critérios de acesso e acompanhamento dos estudantes. O objetivo é reduzir a evasão, recuperar aprendizagem e criar pontes diretas com o mercado de trabalho regional. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
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