Wesley Faustino fala sobre documentário que resgata 70 anos da Câmara de Ubatã

Historiador participou de entrevista e destacou bastidores da produção e fatos inéditos da história política

Por Garcia Junior - Interiorano
15/07/2025 19h02 - Atualizado há 18 horas
Wesley Faustino fala sobre documentário que resgata 70 anos da Câmara de Ubatã
Foto: Garcia Jr / Interiorano
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

O historiador Wesley Faustino participou do Dinâmico News da Rádio Povo para apresentar o documentário que celebra os 70 anos da posse dos primeiros vereadores de Ubatã. O vídeo recupera fatos históricos, famílias tradicionais e marcos do Legislativo ubatense. (Interiorano)

O historiador, pesquisador e escritor Wesley Faustino concedeu nesta terça-feira, 15, uma entrevista na Rádio Povo FM, no programa Dinâmico News. O destaque da conversa foi o lançamento de um vídeo documentário que celebra os 70 anos da posse dos primeiros vereadores do município, um resgate inédito da memória política local.

A narrativa começa em setembro de 1954, quando Arnaldo Azevedo, nomeado pelo então governador da Bahia, Regis Pacheco, assumiu a responsabilidade de organizar a primeira eleição da recém-emancipada Ubatã, que antes era o Arraial de Dois Irmãos. A mudança de nome ocorreu pelo Decreto Estadual nº 514, de 12 de dezembro de 1952.

Na eleição de 3 de outubro de 1954, foram eleitos os primeiros vereadores: Osmar Fernandes de Oliveira, Hamilton Fernandes Motta, Antônio Muniz Ramos, Josias Zaga de Souza, Leônidas Oliveira (Nidinho), Dr. Mário Tavares, Everaldo Azevedo e Milton Faustino dos Santos, além do primeiro prefeito eleito, Sandoval Fernandes Alcântara.

Desde então, 179 vereadores foram eleitos ao longo das 18 legislaturas, com 23 suplentes assumindo cadeiras ao longo dos anos. Entre esses nomes, dez mulheres marcaram presença, com destaque para Enoe Ribeiro, primeira suplente a tomar posse em 1975, e Ednalva Moraes Rigaud (Nalvinha), eleita três vezes consecutivas. Outro nome de peso foi Cássia Mascarenhas, que ocupou os cargos de vereadora, presidente da Câmara e prefeita interina.

O historiador destacou a importância do cargo de secretário parlamentar, essencial para o funcionamento do Legislativo, com nomes históricos como Paulo Cabral, Anchises Correia, Célia, Shirley Farias, Lourdes e, por três décadas, Sandra Alcântara.

O documentário também destaca famílias com tradição política em Ubatã. A família Muniz soma 13 mandatos de vereador, cinco de prefeito e três de vice-prefeito, com nove membros eleitos desde 1954. Já a família Silva conta com 17 mandatos de vereador, três de vice-prefeito e cinco de prefeito, com duas interinidades.

Outro marco foi a eleição de 1966, quando pai e filho foram eleitos juntos: o Pastor Jerônimo Vieira Lopes, pela Arena, e o filho Almenisio Braga Lopes, pelo MDB. Na legislatura atual, o vereador Carlos Reinam (Júnior) ocupa a mesma cadeira que foi de seu pai, Reinam Ramos de Souza, por seis mandatos. A família Ferreira também figura com destaque, somando 10 mandatos de vereador e dois de prefeito, incluindo o atual, Vinicius do Vale.

Com pesquisa, roteiro e narração de Wesley Faustino e filmagem e edição de Garcia Jr., o documentário oferece à população de Ubatã uma rica reconstrução da história do Poder Legislativo, reforçando a importância da preservação da memória institucional para a construção do futuro político da cidade. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
Fale Conosco!
Atendimento
Fala, Interiorano!