Mais de 400 eleitores de Ubatã correm o risco de ter o título cancelado por ausência às urnas sem justificativa nas três últimas eleições. O prazo para regularização junto à Justiça Eleitoral termina no dia 19 de maio. A suspensão pode trazer diversas restrições civis. (Interiorano)
Ao menos 435 eleitores de Ubatã estão com risco de ter a inscrição eleitoral cancelada por não comparecerem às três últimas eleições consecutivas, sem apresentar justificativa nem pagar as multas correspondentes. Os dados foram levantados pelo repórter Garcia Jr. junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo para regularizar a situação vai até o dia 19 de maio de 2025. Após esse período, os títulos serão cancelados, o que pode trazer uma série de impedimentos para o cidadão.
Entre as sanções previstas estão a proibição de tomar posse em cargos públicos, participar de concursos, emitir passaporte ou carteira de identidade, obter empréstimos em instituições oficiais e renovar matrícula em instituições de ensino públicas.
A recomendação é que o eleitor em situação irregular compareça ao cartório eleitoral de sua cidade ou acesse os serviços online do TSE para verificar pendências e solicitar a regularização.
Cidades com mais eleitores em risco na região:
Ipiaú – 1.152
Camamu – 615
Ibirataia – 576
Ibirapitanga – 508
Ubaitaba – 503
Ubatã – 435
Itagibá – 427
Aurelino Leal – 401
Itagi – 361
Barra do Rocha – 189
Gongogi – 189
Em tempo, o número de eleitores com pendências revela a importância da atualização cadastral e do acompanhamento da situação eleitoral, especialmente em ano pré-eleitoral. (Interiorano)