Maioria dos professores de Jitaúna e Barra do Rocha não possui diploma de ensino superior

Censo Escolar 2024 aponta que 22 municípios baianos têm maioria dos docentes sem formação em licenciatura ou bacharelado

Por Garcia Junior - Interiorano
26/04/2025 14h12 - Atualizado há 1 dia
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Dados do Censo Escolar 2024 revelam que mais da metade dos professores de Jitaúna, Barra do Rocha e outros 20 municípios baianos lecionam sem diploma de licenciatura ou bacharelado. A situação é mais grave na zona rural e expõe desafios para a qualidade da educação no estado. (Interiorano)

O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou um dado alarmante: em 22 municípios baianos, a maioria dos professores atua sem diploma de bacharelado ou licenciatura. Entre eles, destacam-se Jitaúna, onde 67,1% dos docentes não possuem formação superior adequada, e Barra do Rocha, com 50,1%.

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Apesar de não possuírem graduação, muitos desses profissionais exercem a docência com base em cursos de formação para o magistério, realizados após o Ensino Médio. Contudo, o exercício da função sem a devida formação superior é considerado irregular pelas normas educacionais brasileiras.

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O levantamento mostra ainda que a falta de formação adequada é mais expressiva nas zonas rurais. Enquanto 29,2% dos professores da área rural não têm diploma de ensino superior, nas áreas urbanas esse índice cai para 16,3%.

Ainda assim, o panorama estadual apresenta um quadro um pouco mais equilibrado: 65% dos professores do ensino fundamental possuem licenciatura ou bacharelado na área em que lecionam. Outros 25,7% têm diploma superior, mas em áreas distintas da disciplina que ensinam.

Confira os municípios com maior percentual de professores sem formação superior:

Jitaúna: 67,1%

Xique-Xique: 62,9%

Cansanção: 60,6%

Dário Meira: 60,5%

Casa Nova: 59,8%

Aramari: 57,6%

Banzaê: 56,4%

Nova Redenção: 56,2%

Heliópolis: 55,2%

Ipupiara: 54,8%

Fátima: 54,7%

Caturama: 53,7%

Ibicuí: 53,7%

Lapão: 53,7%

Elísio Medrado: 53,6%

Irajuba: 52,6%

Potiraguá: 52%

Maraú: 51,3%

Rio de Pires: 50,7%

Nilo Peçanha: 50,6%

Cícero Dantas: 50,5%

Barra do Rocha: 50,1%

O cenário aponta para a necessidade de investimentos em formação continuada e políticas públicas que garantam a qualificação dos profissionais da educação, especialmente nas regiões mais vulneráveis. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
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