Ministério Público inicia mapeamento dos serviços públicos em Ubatã

Ação faz parte do projeto ‘Raízes da Cidadania’ e busca melhorar saúde, educação e saneamento na cidade.

Por Garcia Junior - Interiorano
31/03/2025 15h22 - Atualizado há 2 dias
Ministério Público inicia mapeamento dos serviços públicos em Ubatã
Foto: Garcia Jr / Interiorano
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

Promotores e servidores do Ministério Público da Bahia iniciam, nesta quarta-feira (2), um levantamento detalhado sobre os serviços públicos de Ubatã. A iniciativa faz parte do projeto ‘Raízes da Cidadania’, que busca melhorar indicadores sociais em 20 municípios baianos. O foco será na saúde básica, combate à evasão escolar e saneamento. (Interiorano)

O Ministério Público da Bahia (MP) dará início, nesta quarta-feira (2), a um mapeamento dos serviços públicos de Ubatã. O encontro ocorrerá no plenário da Câmara Municipal e faz parte do projeto ‘Raízes da Cidadania’, uma iniciativa do MPBA em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

O objetivo é identificar desafios e promover melhorias em áreas como saúde, educação e saneamento, com foco na atenção primária, evasão escolar e segurança alimentar de crianças e adolescentes. O projeto já foi implantado em outros municípios baianos e tem previsão de atuação por dois anos em Ubatã.

Leia Também

Dados do Painel Social do MP revelam que Ubatã cobre apenas 52% da atenção básica em saúde, um índice abaixo do ideal para garantir atendimento à população. Segundo a promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora da Gestão Estratégica do MPBA, o projeto busca soluções efetivas para reduzir a vulnerabilidade social na Bahia.

As equipes do MP visitarão unidades de saúde, escolas, conselho tutelare e casas de acolhimento para coletar informações e identificar problemas. Também haverá reuniões públicas com gestores municipais, representantes da sociedade civil e moradores, que poderão apresentar demandas e sugestões.

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para transformar políticas públicas e garantir que elas tenham impacto direto na qualidade de vida da população. Municípios como Caraíbas, Itaju do Colônia, Itarantim e Maiquinique já foram contemplados pelo projeto.

Com a atuação do MP, a expectativa é que Ubatã tenha avanços na saúde, educação e infraestrutura, promovendo melhorias a longo prazo para os moradores. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.