De Ubatã para o mundo: artista plástico Zelito prepara nova exposição

Pintor, músico e ex-vereador, ele começou sua trajetória ainda na infância e hoje suas obras já chegaram até a Europa.

31/03/2025 13h23 - Atualizado há 2 dias
De Ubatã para o mundo: artista plástico Zelito prepara nova exposição
Foto - Divulgação

Zelito, o cara das artes plásticas, começou a sua jornada de um jeito bem curioso nos anos 60, numa aula de reforço com a professora Matildes. Foi lá que, "era na rua 31 de março", lembra o artista, num momento de inspiração, ele desenhou o rosto do ex-prefeito Sandoval Fernandes Alcântara numa folha de papel.

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

E não é que a professora elogiou? Isso deu um gás nele e ele se jogou de cabeça no mundo das cores e pincéis. Ele é conhecido por vários apelidos: Zelito dos Correios, Zelito do Frango Dourado e Boronga para a galera mais próxima. Mas, na certidão, o nome dele é Joselito José de Oliveira. E não para por aí: além de artista, ele também é pescador, manda muito bem na cozinha e toca cavaquinho, guitarra e até se arrisca a cantar. O cara é cheio de talentos!

"Sou autodidata nas artes plásticas, na música e na gastronomia", ele conta com um brilho no olhar.

E com razão! Zelito já expôs suas obras em galerias famosas em Salvador, Brasília e várias cidades da Bahia. Os quadros dele, cheios de vida e emoção, também conquistaram os corações de amantes da arte na Europa, passando por lugares como Itália, França e Portugal, tudo por causa de uma ubatense que fez questão de levar suas criações para longe.

Leia Também

Além de artista, ele também foi vereador em Ubatã e trabalhou como gerente dos Correios e Telégrafos, começando sua carreira pública nos anos 70 em Brasília. Ele já teve a chance de expor no Colégio Estadual de Ubatã e na Câmara de Vereadores da cidade. Agora, ele está a mil por hora preparando sua próxima exposição, que deve rolar em Itabuna.

"Estou trabalhando nos quadros e já pintei esses aqui", ele diz, apontando com orgulho para algumas obras expostas nos cavaletes na sala da sua casa.

A paixão do Zelito pela arte é contagiante, e a história dele é um verdadeiro exemplo de como o talento, quando bem cuidado, pode levar a grandes conquistas. Fiquem de olho, porque vem coisa boa por aí!


Por Wesley Faustino: pesquisador, historiador, escritor do livro de contos "Causos imaginários e historias que o vento nao leva, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Publica e Gestão Municipal e ex-vice-prefeito de Ubatã.


Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.