A gestão da prefeita Maria das Graças Mendonça em Ipiaú celebrou contratos de locação que somam mais de R$ 3,4 milhões. Apesar da importância de alguns imóveis para a administração pública, a fiscalização dos gastos públicos e o controle desses contratos ainda são deficientes, o que precisa ser revisto pela Câmara Municipal. (Interiorano)
Nos últimos anos, a Prefeitura de Ipiaú, sob a gestão da ex-prefeita Maria das Graças César Mendonça (PP), celebrou 244 contratos de locação de imóveis, somando um valor superior a R$ 3,4 milhões.
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O levantamento foi realizado pelo Ipiaú TV, esses contratos englobam imóveis utilizados por diversas secretarias municipais, espaços para garagens e instalações provisórias para abrigos temporários, com destaque para a locação de residências para pessoas atendidas por programas sociais. A análise dos dados revela um aumento considerável no valor gasto com locação, algo que precisa ser examinado de forma mais detalhada.
Embora alguns imóveis alugados sejam essenciais para o funcionamento da administração pública, como os destinados à guarda de veículos da frota municipal, a Câmara Municipal, em sua função fiscalizadora, deve revisar esses contratos. A fiscalização desses gastos públicos não tem sido eficaz, o que torna necessária uma revisão do processo e maior controle sobre os recursos investidos.
A situação se agrava pela postura adotada por algumas Câmaras Municipais da região, que, em vez de realizar uma fiscalização rigorosa, optam por ações mais simbólicas, como a aprovação de moções e mudanças de nome de ruas. Esse cenário pode, no entanto, ser alterado com a chegada da nova presidência da Câmara de Ipiaú, que, com a reorganização política e a formação do G7, pode retomar a fiscalização eficiente sobre a gestão municipal. (Interiorano)