30/10/2023 às 09h57min - Atualizada em 30/10/2023 às 09h57min
Descarte errado de lixo deixa gari ferido em Ubatã
Moradores negligentes causam acidentes evitáveis com coletores de resíduos
por Garcia Junior - Interiorano
www.interiorano.com.br
Foto - Interiorano A questão preocupante dos acidentes envolvendo garis em Ubatã, no sul da Bahia, foi trazida à luz com a revelação de dados alarmantes. Agulhas descartáveis e cacos de vidros emergiram como os principais elementos que colocam em risco a segurança desses trabalhadores incansáveis.
De acordo com Gajão, diretor da A&S, a empresa responsável pela coleta de lixo, uma média de dois funcionários se machuca mensalmente devido a esses perigos ocultos.
Entrevistas realizadas pelo repórter Garcia Jr. nesta segunda-feira (30) com alguns coletores de resíduos, que atendem a uma população de 16.094 pessoas, revelaram que a maioria dos habitantes não descarta corretamente objetos como vidros, lâmpadas quebradas e agulhas.
"Falta consciência dos moradores, pois os acidentes poderiam ser evitados se eles descartassem esse tipo de lixo corretamente", enfatizou um funcionário ao Interiorano.
Os relatos dos funcionários destacaram a presença frequente de agulhas irregulares em todo o município, mas os incidentes mais graves foram observados no Bairro Popular, onde muitos coletores já sofreram cortes nas pernas e mãos. Nesses casos, os trabalhadores são encaminhados ao hospital para consultas e exames, resultando frequentemente em afastamentos médicos.
"O serviço fica sobrecarregado, o que dificulta o trabalho e prejudica a própria população", ressaltou Gajão.
Com o objetivo de minimizar esses acidentes, o diretor da empresa recomenda que vidros e agulhas sejam acondicionados em caixas de papelão, garrafas PET ou caixas de leite.
"Isso evita acidentes e contribui para a segurança dos coletores", afirma ele.
Acondicionamento do lixo:
Os cacos de vidro devem ser embalados em papelões ou com a ajuda de uma garrafa pet. A orientação do município é que o morador corte a garrafa pet ao meio, coloque o vidro em uma das partes e depois feche o recipiente com o outro lado; o ideal é vedar com uma fita crepe. Embalar os vidros em jornal e em plástico comum não é aconselhável pela falta de resistência dos materiais.
As agulhas devem permanecer dentro da própria proteção das agulhas. A orientação do uso da garrafa pet também é aconselhável para as seringas ou encaminhar ao hospital.
Já os espetinhos usados em churrascos devem ser quebrados. Outra dica é colocá-los em caixas de sapato e vedá-las bem.
As garrafas de vidro intactas não devem ser colocadas no lixo comum. A orientação é acondicionar estas garrafas ‘em pé’, em uma caixa de papelão. Em todas as orientações, Gajão orienta a população a colocar os lixos nos dias da coleta estipulados. (Interiorano)