09/11/2024 às 18h26min - Atualizada em 09/11/2024 às 18h26min
Chesf alerta comunidades ribeirinhas sobre período de cheias no Reservatório de Pedra
A defluência do reservatório já atinge 10 m³/s, e a empresa reforça a importância de evitar ocupações nas áreas de planície de inundação.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Divulgação Durante o último período chuvoso de 2023/2024, o Reservatório de Pedra registrou um armazenamento máximo de 70,3% de seu Volume Útil (VU) em fevereiro. Com o início do período úmido, a Eletrobras Chesf informa que, em 6 de novembro, o reservatório apresenta um volume útil de 49,7%, com uma afluência de 2 m³/s e uma defluência total de 10 m³/s.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). A prática de aumentar gradualmente as defluências é comum durante o período chuvoso, em resposta às chuvas e ao nível de armazenamento, sendo realizada conforme normas operacionais que buscam minimizar o impacto sobre a população local.
A Chesf adota medidas preventivas para garantir segurança nas regiões próximas ao reservatório, especialmente nas zonas rurais e urbanas que estão mais vulneráveis às elevações de vazão. A empresa realiza avisos prévios sobre eventuais aumentos nas descargas, permitindo que as autoridades locais possam agir em prol da segurança das comunidades.
A Chesf destaca que o controle de cheias pelo reservatório é limitado, recomendando que áreas de planície de inundação não sejam ocupadas. Com o início do novo período úmido, a Chesf solicita ampla divulgação dessas informações para que as comunidades ribeirinhas estejam preparadas para eventuais aumentos de vazão causados por chuvas intensas e elevações no nível do reservatório. (Interiorano)