Interiorano Publicidade 1900x200
10/04/2024 às 09h35min - Atualizada em 10/04/2024 às 09h35min

Rompimento de adutora causa suspensão de abastecimento em Ubatã e Camamuzinho

Rompimento de Adutora Deixa Ubatã e Distrito de Camamuzinho Sem Água; Regularização Prevista para as Próximas Horas

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto:Interiorano
Nesta quarta-feira, 10, o abastecimento de água em Ubatã e no distrito de Camamuzinho, em Ibirapitanga, foi abruptamente interrompido devido ao rompimento de uma adutora de água bruta na zona rural. A previsão para conclusão do serviço é até as 16 horas, quando o fornecimento de água será gradativamente restabelecido, com a normalização prevista até 36 horas após o reparo.

► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


A Embasa, responsável pelo abastecimento, alerta para a necessidade de moderação no uso da água armazenada nos reservatórios domiciliares até que o serviço seja completamente regularizado. Recomenda-se evitar desperdícios e adiar atividades que demandem o uso excessivo de água durante este período. (Interiorano)

Link
Tags »
04/01/2025 às 18h23min - Atualizada em 04/01/2025 às 18h23min

Tribunal de Justiça de Bahia suspende nova posse da Prefeita e Vice de Ipiaú

Posse da prefeita Laryssa Dias e o vice Orlando Santos permanece válida após decisão do TJ-BA

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: reprodução instagram
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu suspender a decisão que determinava a realização de uma nova posse da prefeita eleita de Ipiaú, Laryssa Dias, e do vice-prefeito Orlando Santos. A decisão, proferida pela Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, foi tomada após o município de Ipiaú, por meio da Procuradoria Geral, interpor pedido de suspensão da liminar que havia sido concedida pela juíza de primeiro grau no dia 2 de janeiro.

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  

A liminar anterior havia sido concedida em um Mandado de Segurança interposto por Edson Marques e outros vereadores, que solicitavam a realização de nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Ipiaú e a consequente nova posse dos gestores municipais eleitos. A decisão, no entanto, foi suspensa com base no pedido do município, garantindo que a posse e todos os atos administrativos relacionados à prefeita Laryssa Dias e ao vice Orlando Santos continuem válidos e protegidos por lei.

Com a suspensão da decisão liminar, o município de Ipiaú pode seguir com a administração pública normalmente, com segurança jurídica para o andamento dos serviços e projetos municipais. A decisão assegura que o município continue sendo administrado pelos gestores eleitos, sem a necessidade de novas eleições ou posse, mantendo a estabilidade política e administrativa para o município.

Em tempo, essa ação garante a continuidade das atividades públicas e contribui para a estabilidade da gestão municipal, assegurando que os cidadãos de Ipiaú não sejam prejudicados por decisões judiciais temporárias, permitindo que a cidade siga seu curso. (Interiorano)

04/01/2025 às 12h27min - Atualizada em 04/01/2025 às 12h27min

Ministério Público aponta irregularidades em eleição da Mesa Diretora da Câmara de Ipiaú

Juíza determina nova votação em 24 horas; Procurador de Justiça reforça violações legais no processo eleitoral.

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foi necessária a presença da polícia na eleição
Em uma manifestação protocolada nos autos de um recurso do Município de Ipiaú, o Ministério Público da Bahia, por meio do Procurador de Justiça, Dr. Achiles de Jesus Siquara Filho, destacou irregularidades na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, realizada em 1º de janeiro de 2025.

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  

O parecer do MP reforçou que o processo infringiu normas regimentais e a Lei Orgânica do Município, corroborando a decisão da Juíza de Ipiaú, Dra. Leandra Leal Lopes, que determinou a realização de uma nova eleição no prazo de 24 horas. Segundo o Procurador, a eleição violou requisitos legais, como a posse prévia e regular dos vereadores e o respeito ao quórum necessário.

A decisão judicial é vista como um marco para garantir a lisura dos procedimentos legislativos no município. O caso segue para o Desembargador Plantonista, conhecido por sua postura rígida e rigorosa em relação à lei.

O vereador Cláudio Nascimento, que estava ausente, foi oficialmente notificado na manhã deste sábado, dando início à contagem do prazo para realização de novas eleições e posse da Mesa Diretora. Com a determinação judicial, espera-se o cumprimento integral das normas legais e o restabelecimento da ordem no Legislativo de Ipiaú. (Interiorano)

Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.