31/08/2023 às 06h27min - Atualizada em 31/08/2023 às 06h27min
Gato é encontrado envenenado por chumbinho em Ubatã
A comercialização do chumbinho, um pesticida altamente tóxico, é proibida no Brasil
Por Garcia Junior - Interiorano
www.interiorano.com.br
Foto - Interiorano Na manhã desta quinta-feira (31), a tranquilidade da Rua Francisco Xavier, em Ubatã, foi abalada por um caso chocante de maus-tratos a animais. Um gato, vítima de envenenamento, foi encontrado agonizando, e acredita-se que a substância utilizada seja chumbinho, uma substância tóxica proibida para comercialização no Brasil. Esse ato cruel e ilegal gerou indignação na comunidade e reacendeu debates sobre as penalidades para crimes contra animais.
Segundo um morador da rua, esse não é o primeiro incidente do tipo na região. Em um relato emocionado, o morador afirmou:
"Bom dia, Garcia, gostaria de pedir pra você dar atenção aqui pra Xavier. Tem uns moradores perto de minha casa que estão dando veneno para os gatos, e venenos fortes. A minha gatinha nova não sai de casa, um minuto que a gente deixou a porta aberta ela saiu, e já voltou se debatendo. Não é a primeira vez que isso acontece aqui na rua, temos até ideia de quem seja, mas não acusamos por falta de prova. Mas se tivéssemos provas, eu mesmo iria denunciar a pessoa."
A comercialização do chumbinho, um pesticida altamente tóxico, é proibida no Brasil devido aos seus perigosos efeitos não só para animais, mas também para seres humanos. A legislação brasileira é clara quanto à punição para maus-tratos animais, estabelecendo penas para quem praticar atos de crueldade, tortura ou abuso contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. De acordo com a Lei nº 914.064, a pena para tais práticas pode variar de detenção a reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.
A comunidade local espera que esse caso não seja tratado apenas como um episódio isolado, mas sim como uma oportunidade para reforçar as medidas de proteção aos animais e de conscientização sobre a gravidade dos maus-tratos. É essencial que denúncias sejam feitas e que as autoridades atuem de forma firme para que tais práticas cruéis não fiquem impunes, e que a legislação vigente seja aplicada de maneira rigorosa para coibir futuras atrocidades contra os indefesos animais que compartilham conosco o nosso ambiente. (Interiorano)