Menos de 24 horas após reunião na Câmara, energia volta a falhar em Ubatã

Oscilações no fornecimento aumentam críticas da população e reacendem debate sobre investimentos na rede elétrica do município.

Por

Foto: Garcia Jr / Interiorano

A cidade de Ubatã voltou a registrar problemas no fornecimento de energia elétrica neste sábado (30). Segundo relatos de moradores, foram contabilizadas pelo menos oito interrupções entre a madrugada e o período da manhã.

O episódio ocorreu apenas um dia após uma reunião realizada na Câmara Municipal de Ubatã com representantes da Neoenergia Coelba, convocada justamente para discutir as constantes quedas de energia que vêm afetando moradores, comerciantes e órgãos públicos do município.

NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

Nas redes sociais e grupos de mensagens, moradores voltaram a manifestar insatisfação com a qualidade do serviço. Entre as principais reclamações estão prejuízos causados por danos em eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos após oscilações e interrupções no fornecimento.

Empresários também relatam perdas financeiras provocadas pela queima de equipamentos e pela interrupção das atividades comerciais em momentos de instabilidade na rede elétrica.

Os problemas não afetam apenas residências e estabelecimentos comerciais. Ao longo de 2026, a Embasa enfrentou dificuldades operacionais devido a quedas de fase na área de captação de água, situação que em diferentes ocasiões comprometeu o abastecimento de água potável em todo o município.

Emissoras de rádio da cidade também registraram prejuízos. Em alguns casos, o funcionamento ficou comprometido por vários dias devido à demora na normalização do fornecimento de energia.

Leia Também

Na zona rural, produtores rurais afirmam que enfrentam dificuldades ainda maiores. Alguns agricultores relatam períodos de até seis dias sem energia elétrica enquanto aguardam atendimento e manutenção da rede.

A reunião realizada na Câmara Municipal foi proposta pelo vereador Paulo Silva (PSD) e contou com a participação dos vereadores Gabriel Nascif (PT), Juliano Oliveira (PSD), Ítalo Brito (PSD), Vado (PT), Junior de Renan (PT), Manoel Bonfim (Avante) e Paulo Silva (PSD).

Representando a Prefeitura de Ubatã participaram o secretário de Meio Ambiente, Urânio Andrade, o controlador interno Alexandre Curriel e o diretor-geral de Iluminação Pública, Carlinhos Diplomata. Pela Neoenergia Coelba estiveram presentes o supervisor de operações, John Diego, e o consultor de relacionamento com o poder público, Vanderson Ribeiro.

Ao final do encontro, a concessionária assumiu o compromisso de retornar à Câmara no prazo de 45 dias para apresentar um relatório das ações emergenciais executadas, além de um cronograma de investimentos e metas de curto e médio prazo para o município.

Entretanto, as novas interrupções registradas neste sábado aumentaram a insatisfação da população, que esperava uma melhora após o diálogo entre os representantes do município e a concessionária. (Interiorano)

FONTE: interiorano.com.br