Consumidor relata objeto metálico em biscoito comprado em supermercado de Ubatã

Produto foi comprado em supermercado da cidade e consumidor afirma ter ferido a boca ao ingerir alimento

Por
Consumidor relata objeto metálico em biscoito comprado em supermercado de Ubatã
Foto: divulgação

Um consumidor de Ubatã afirmou ter encontrado um corpo estranho dentro de um biscoito doce da fabricante Petyan, com sede em Jequié, no sudoeste da Bahia. O caso foi registrado na noite deste sábado (9).

Segundo o relato, o produto foi comprado em um supermercado de Ubatã. O consumidor informou que estava ingerindo o alimento junto com o filho quando sentiu um ferimento na boca. Ao verificar o que havia causado o machucado, percebeu a presença de uma estrutura metálica no interior do biscoito.

✅ NOVIDADE:  Receba no WhatsApp as notícias do Interiorano (clicando aqui).

O objeto, segundo o consumidor, estava incorporado à massa do produto. Não há informação oficial sobre eventual recolhimento do lote ou posicionamento da fabricante até o momento. Recentemente, o site Interiorano ouviu o advogado Yan Nascimento, especialista em direito do consumidor, sobre situações envolvendo presença de corpos estranhos em alimentos.

De acordo com ele, o Código de Defesa do Consumidor estabelece responsabilidade objetiva do fabricante em casos que envolvem risco à saúde e segurança do consumidor. Isso significa que, independentemente de culpa, a empresa pode ser responsabilizada pela falha na prestação do serviço ou defeito do produto.

O advogado também citou a Resolução RDC nº 623, de 9 de março de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece critérios e limites para matérias estranhas em alimentos. Segundo a norma, fragmentos microscópicos considerados inevitáveis em determinados processos industriais podem ter limites toleráveis. No entanto, a presença de objeto visível e de maior dimensão pode configurar descumprimento das exigências sanitárias.

Leia Também

Ainda conforme o especialista, a simples existência de corpo estranho no alimento já pode caracterizar violação aos direitos do consumidor, independentemente de ingestão total do produto. O caso envolvendo o biscoito em Ubatã pode ser formalizado junto aos órgãos de defesa do consumidor e à Vigilância Sanitária para apuração das circunstâncias e eventual análise do lote comercializado.

Até a última atualização desta reportagem, não havia manifestação pública da fabricante nem informação sobre abertura de investigação sanitária. O caso poderá ter desdobramentos nos próximos dias. (Interiorano)


FONTE: interiorano.com.br
  • Ir para GoogleNews
Tags »