O Projeto Busca Ativa Escolar, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Ubatã, identificou 95 estudantes fora da escola em 2025. A maioria está na faixa de 14 a 18 anos e reside na zona urbana. Com apoio de órgãos como a Assistência Social e a Saúde, a meta é reinserir todos os jovens no ambiente escolar e evitar novas evasões. (Inteirorano)
O Projeto Busca Ativa Escolar já identificou, em 2025, 95 estudantes fora da escola em Ubatã. A informação foi confirmada nesta terça-feira (12) pelo repórter Garcia Jr., junto à coordenação local. Os casos se concentram na zona urbana, com maior incidência entre adolescentes de 14 a 18 anos.
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Todos os registros passaram por escuta ativa com famílias ou jovens, etapa fundamental para compreender as causas da evasão. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, eixo central da estratégia, em parceria com setores como Assistência Social e Secretaria de Saúde.
Segundo a coordenação, há um protocolo definido para a reinserção dos estudantes. Cada fase tem um responsável e a atuação é regular. A rede de apoio inclui escolas, conselhos tutelares, agentes comunitários, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Ministério Público. Neste semestre, a campanha tem como foco localizar jovens fora da escola e prevenir novas evasões, com a meta de reintegrar 100% dos casos.
Atualmente, a equipe é formada pelo coordenador Euclides Lima, a técnica verificadora Hannah Luiza, a agente comunitária, Ana Paula e a supervisora Maricielia. Criada pelo UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoiada pelo Congemas e Conasems, a Busca Ativa Escolar é uma estratégia gratuita que une metodologia social e ferramenta tecnológica para identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono.
A plataforma funciona como um banco de dados acessível em diversos dispositivos, permitindo comunicação entre áreas e acompanhamento detalhado de cada caso. Também há formulários impressos para regiões sem acesso à internet.
Na Bahia, a implementação é respaldada por um memorando de entendimentos firmado entre o Ministério Público do Estado (MP-BA) e o UNICEF, que estabelece parceria estratégica para combater a exclusão e a evasão escolar. O objetivo é fortalecer a articulação entre secretarias municipais e governo estadual, garantindo a reintegração dos estudantes e reduzindo desigualdades no acesso à educação. (Interiorano)