Golpista usa nome de advogado de Ubatã para aplicar fraude pelo WhatsApp

Criminoso usa nome de Dr. Yan Nascimento para enganar vítimas com promessa de liberação de valores judiciais

Por Garcia Junior - Interiorano
22/07/2025 13h01 - Atualizado há 16 horas
Golpista usa nome de advogado de Ubatã para aplicar fraude pelo WhatsApp
Foto: Garcia Jr / Interiorano
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

O advogado ubatense Dr. Yan Nascimento denunciou, nesta terça-feira (22), que sua imagem está sendo usada por um golpista para aplicar o golpe do falso advogado. O suspeito entra em contato via WhatsApp, usando nome e foto do advogado, prometendo liberação de valores judiciais mediante pagamento prévio. (Interiorano)

Um novo caso do golpe do falso advogado voltou a preocupar moradores de Ubatã. Na tarde desta terça-feira (22), o advogado Dr. Yan Nascimento usou suas redes sociais para denunciar que criminosos estão usando sua imagem e nome para aplicar fraudes, entrando em contato com vítimas por meio do número (41) 3795-2895.

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

Segundo o advogado, o golpista envia mensagens se passando por ele, afirmando que um processo foi concluído com êxito e que o valor da ação está disponível para liberação. Em seguida, exige pagamento de supostas taxas ou despesas para que o dinheiro seja liberado.

“Atenção amigos, tem um golpista utilizando número e foto fake se passando por mim. Não respondam. Golpe do Falso Advogado”, alertou Dr. Yan.

Esse tipo de crime não é inédito na região. Em maio deste ano, o presidente da OAB de Ipiaú, o também ubatense Paulo César Silva e Silva Júnior, teve sua identidade usada no mesmo modelo de golpe, com criminosos acessando dados judiciais e enganando vítimas com cobranças falsas.

Como o golpe funciona:

Os criminosos conseguem acessar dados reais dos processos — como nomes, valores e andamento — e usam essas informações para se passar por advogados ou membros de escritórios de advocacia. Eles enviam mensagens com fotos, nomes verdadeiros e logotipos semelhantes aos originais, aumentando a aparência de legitimidade.

A partir daí, convencem as vítimas de que precisam fazer pagamentos antecipados, geralmente via PIX, para liberar valores ou cobrir supostas despesas com cartório, honorários ou certidões.

Recomendações para evitar cair no golpe:

  1. Confirme a identidade do advogado por meio de contatos já conhecidos ou pelo número informado no contrato.
  2. Desconfie de cobranças urgentes, especialmente se vierem por mensagens de texto ou aplicativos.
  3. Evite transferências via PIX sem antes confirmar com o advogado pessoalmente ou por telefone seguro.
  4. Verifique os dados bancários: nunca envie valores para contas de terceiros sem validação.
Leia Também

A OAB e a Polícia Civil recomendam que vítimas desse tipo de crime registrem boletim de ocorrência e relatem o caso às autoridades competentes. A população também pode informar tentativas de golpe diretamente aos advogados afetados ou à subseção local da OAB. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
Fale Conosco!
Atendimento
Fala, Interiorano!