Após 11 anos, Polícia Civil avança no caso Núbia e identifica principal suspeito em Ibirapitanga

Agnaldo “Caiau” é apontado como principal responsável pelo crime; Justiça decretou prisão preventiva

Por Garcia Junior - Interiorano
22/07/2025 12h31 - Atualizado há 8 horas
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

A Delegacia de Ibirapitanga reabriu as investigações do desaparecimento de Núbia de Oliveira Santos, ocorrido em 2014. Após novas provas e reconhecimento de suspeito que vivia com identidade falsa, a Justiça decretou a prisão preventiva de Agnaldo Matias dos Santos, o “Caiau”, agora considerado o principal envolvido no caso. (Interiorano)

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Ibirapitanga, anunciou nesta terça-feira (22) avanços significativos nas investigações sobre o desaparecimento de Núbia de Oliveira Santos, ocorrido em 18 de março de 2014, na cidade de Ibirapitanga.

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

Na época, testemunhas relataram que um carro preto parou ao lado da jovem, que saía para o trabalho, e os ocupantes a obrigaram a entrar no veículo, que fugiu em alta velocidade. Desde então, Núbia nunca mais foi vista, e o caso passou anos sem solução.

Leia Também

Após 11 anos de silêncio e incerteza, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão em um imóvel onde se suspeitava que o corpo da jovem pudesse estar enterrado. No entanto, nada foi localizado no local. A operação, no entanto, foi acompanhada de avanços importantes nas investigações, com novos elementos obtidos nos últimos 90 dias.

O principal suspeito passou a ser Agnaldo Matias dos Santos, conhecido como “Caiau”, que desde 2019 vivia com identidade falsa, utilizando os documentos de um parente. A descoberta foi possível após um morador de Jequié, ao tentar emitir a 2ª via da CNH, perceber que seus dados estavam sendo usados por outra pessoa. Ele identificou, por fotografia, que quem usava sua identidade era Agnaldo.

Um exame papiloscópico confirmou a fraude, e a partir daí a polícia aprofundou as investigações, cruzando as informações com relatos de testemunhas e reconhecimento fotográfico, todos apontando Agnaldo como o autor do sequestro e provável desaparecimento de Núbia.

Com base nas novas provas, o delegado responsável representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi acatada pela Justiça após parecer favorável do Ministério Público. Até o momento, Caiau está foragido.

A polícia acredita que, com a prisão, outros detalhes sobre o desaparecimento poderão ser esclarecidos. Em 2014, o inquérito já apontava o envolvimento de três pessoas, mas faltavam provas conclusivas.

A Delegacia Territorial de Ibirapitanga solicita apoio da população para localizar Agnaldo Matias dos Santos. Informações podem ser repassadas anonimamente pelo telefone (73) 98197-9921 ou pelo Instagram @dtibirapitanga. A identidade será mantida em sigilo. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
Fale Conosco!
Atendimento
Fala, Interiorano!