Aos 55 anos, ícone do esporte de Ubatã é homenageado com corrida

José Antônio soma mais de 200 conquistas em 25 anos dedicados ao atletismo

Por Wesley Faustino - Interiorano
14/07/2025 08h04 - Atualizado há 6 horas
Aos 55 anos, ícone do esporte de Ubatã é homenageado com corrida
Foto:  Beatriz Sales
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

José Antônio, conhecido como Zoi de Fusca, foi homenageado neste domingo (14) com uma corrida de rua em Ubatã pelos seus 55 anos. Ex-jogador de futebol e multicampeão em provas de atletismo, o maratonista é símbolo de dedicação e superação no esporte baiano. (Interiorano)

José Antônio, carinhosamente conhecido como Zoi de Fusca, representa um ícone do esporte na Bahia, especialmente na cidade de Ubatã. Sua trajetória dedicados ao esporte reflete não apenas sua paixão, mas também sua notável contribuição ao atletismo. Desde os 15 anos, Zoi iniciou sua jornada como corredor, antes de se destacar no futebol.

Em 1993, José Antônio conquistou o vice-campeonato em montaria no Clube do Cavalo, um reconhecimento que precedeu sua carreira como jogador de futebol. Ele compartilha que atuava como tropeiro em uma fazenda e possuía uma visão noturna excepcional. Foi um amigo que, ao notar essa habilidade, lhe atribuiu o apelido “Zoi de Fusca”, uma referência à sua visão aguçada, que ele adotou com orgulho.

Em 1997, Zoi alcançou o 3º lugar no Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Ubatã, representando o Fluminense, clube pelo qual se tornou um jogador destacado. No entanto, em 2000, ele decidiu deixar o futebol para se dedicar inteiramente à corrida, participando de sua primeira corrida de rua na tradicional prova do Supermercado Cardoso, em Jequié.

Ao longo de 25 anos de dedicação à corrida, José Antônio transformou-se em um multicampeão, acumulando mais de 200 medalhas e troféus. Sua garra, disciplina e paixão pelo esporte não apenas o tornaram um atleta de sucesso, mas também uma fonte de inspiração para novos atletas. Sua trajetória ilustra a ideia de que a determinação e o amor pelo esporte não conhecem limites, incentivando gerações a acreditarem em seu potencial e a se dedicarem ao que realmente amam.

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

Zoi de Fusca se lamenta de nunca ter participado de uma corrida de São Silvestre - tradicional corrida de final de ano com atletas de todo mundo. "Falta de patrocínio", lamenta sem perder as esperancas.

Leia Também

Para comemorar os 55 anos de idade do maratonista, o Running Club, coordenado pelo professor de educação física Nildo Santos da Estação Fitness, realizou
 no domingo uma corrida de rua com café da manhã e o tradicional parabéns, onde todos receberam uma placa de participação. 

Por Wesley Faustino: historiador, pesquisador sobre a história da formação do município de Ubatã -  politica e administrativa; autor do livro de contos contos " Causos imaginários e histórias que o vento não leva", especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal e ex-vice-prefeito de Ubatã.


Fale Conosco!
Atendimento
Fala, Interiorano!