INMET emite aviso de acumulado de chuva para Ubatã e região

Instituto prevê até 50 mm de chuva por dia; Climatempo estima volume menor

Por Garcia Junior - Interiorano
13/07/2025 15h33 - Atualizado há 8 horas
INMET emite aviso de acumulado de chuva para Ubatã e região
Foto: Garcia Jr / Interiorano
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de acumulado de chuva com perigo potencial para Ubatã e dezenas de cidades da região. O aviso é válido de domingo (13) até segunda-feira (14), às 10h. A previsão é de até 50 mm de chuva por dia, mas o Climatempo prevê volume bem menor. Há risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos. (Interiorano)

Ubatã e diversas cidades do sul, centro e litoral da Bahia estão sob alerta de acumulado de chuva, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso, classificado como de perigo potencial, é válido a partir deste domingo (13) e segue até às 10h da segunda-feira (14).

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

De acordo com o INMET, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm ao longo do dia. Há risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas com histórico de vulnerabilidade. As regiões afetadas incluem o Sul Baiano, Centro Sul Baiano, Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano e a Metropolitana de Salvador.

Leia Também

Entre os municípios sob alerta estão Ubatã, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Barra do Rocha, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, entre muitos outros.

Apesar do aviso meteorológico, o Climatempo diverge em relação ao volume de chuvas. Para domingo (13), a previsão indica apenas 0,1 mm de chuva, com 52% de chance, em um dia com muitas nuvens e períodos de céu nublado. Já para segunda-feira (14), a estimativa é de 0,4 mm de chuva, com 47% de probabilidade, além de manhãs nubladas e tarde com abertura de sol.

A recomendação do INMET é que a população fique atenta às atualizações dos órgãos oficiais e evite áreas de risco em caso de chuva intensa. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.

Cidades afetadas pelo alerta:

Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araçás, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Camamu, Candeias, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Conde, Coração de Maria, Cruz das Almas, Dias d'Ávila, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Esplanada, Feira de Santana, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itanagra, Itaparica, Itapitanga, Ituberá, Jaguaripe, Jandaíra, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Pedrão, Piraí do Norte, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Rio Real, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Miguel das Matas, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Teodoro Sampaio, Teolândia, Terra Nova, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca, Valença, Varzedo, Vera Cruz, Wenceslau Guimarães.

A reportagem continuará acompanhando as atualizações dos institutos de meteorologia. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
Fale Conosco!
Atendimento
Fala, Interiorano!