As constantes quedas de energia elétrica em Ubatã têm gerado um clima de incerteza e insatisfação entre os moradores. Nesta quinta-feira, dia 23, a situação se agravou, deixando parte da cidade às escuras por múltiplas interrupções no fornecimento de energia.
Alguns cidadãos relataram que equipamentos eletrônicos de suas residências foram danificados após a última falha no sistema elétrico, listando aparelhos como ar-condicionado, TVs inteligentes e micro-ondas entre os afetados.
O Secretário de Administração de Ubatã, Paulo Longo, manifestou preocupação com a situação e anunciou a intenção de buscar providências junto aos órgãos competentes. Longo destacou que pretende ingressar com uma ação civil pública para solucionar definitivamente a questão, e que está consultando a Procuradoria Geral do Município para definir as medidas legais a serem adotadas.
Refletindo sobre episódios passados, Longo relembrou uma convocação à Coelba em março de 2021 para explicar as recorrentes quedas de energia, porém, os investimentos prometidos não surtiram o efeito esperado.
Além dos prejuízos financeiros, Longo enfatizou os impactos diretos sobre a população, incluindo perda de alimentos em geladeiras e freezers, assim como a interrupção no abastecimento de água decorrente da falta de energia, afetando o sistema de tubulação e prejudicando o fornecimento para os cidadãos. (Interiorano)
Até o momento residências do dois de julho encontra-se parcialmente sem energia elétrica.