PF nega ter feito revista em três deputadas negras em Guarulhos
Em nota, a corporação garante que “atua com base nos protocolos estabelecidos em seus normativos internos e respeita estritamente os procedimentos legais vigentes”.
Agencia Brasil
13/04/2025 17h17 - Atualizado há 1 dia
A Polícia Federal divulgou nota na tarde deste domingo (13) negando ter procedido revista nas deputadas estaduais Ediane Maria (PSOL-SP), Andreia de Jesus (PT-MG) e Leninha (PT-MG), as três são negras, durante o desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na sexta-feira (11).
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-04/pf-nega-ter-feito-revista-em-tres-deputadas-negras-em-guarulhos
No comunicado, a PF afirma que “não foi a instituição responsável pela abordagem mencionada pelas três deputadas estaduais que relataram ter sido submetidas a revista na fila do desembarque do Aeroporto de Guarulhos”.
Notícias relacionadas:
- Deputadas denunciam racismo em revista no aeroporto de Guarulhos.
- Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório.
- Filme e projeto educacional alertam para racismo no atendimento médico.
As três deputadas registraram boletim de ocorrência por prática de racismo ao desembarcarem em Guarulhos de voo procedente do México, onde representaram o Brasil no Painel Internacional de Mulheres Afropolíticas, no Senado mexicano.
Em rede social, a deputada Andreia de Jesus relatou que entre centenas de passageiros no desembarque, ela e as outras duas colegas parlamentares foram as únicas selecionadas para uma revista pelos agentes de segurança da Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos.
Por Agencia Brasil
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-04/pf-nega-ter-feito-revista-em-tres-deputadas-negras-em-guarulhos
FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-04/pf-nega-ter-feito-revista-em-tres-deputadas-negras-em-guarulhos