Em 7 de abril de 1955, Ubatã testemunhou a posse de seus primeiros vereadores e do prefeito eleito, consolidando sua emancipação política. Hoje, a cidade comemora sete décadas dessa importante conquista histórica. (Interiorano)
A posse dos primeiros vereadores, a criação da Câmara de Vereadores e a posse do 1° prefeito eleito de Ubatã celebram hoje (7 de abril) seu septuagésimo(70 anos) aniversário, data que remonta a 7 abril de 1955, quando o Gestor de Negócios Municipais, Arnaldo Azevedo (nomeado pelo governador da Bahia, Regis Pacheco, para administrar o recém emancipado município de setembro de 1954 a abril de 1955), instituiu a 1ª Casa Legislativa e o Paço Municipal por meio do Decreto n° 23, datado de 4 de abril de 1955.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
A posse dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito do município, que havia recentemente conquistado a emancipação, ocorreu em 7 de abril, um dia que, embora tenha sido estabelecido como feriado municipal, no mesmo Decreto, vem sendo relegado ao esquecimento. A primeira composição da Câmara de Vereadores, eleita em 3 de outubro de 1954, exerceu seu mandato de 1955 a 1958, sob a presidência dos vereadores Osmar Fernandes de Oliveira (1° biênio) e Hamilton Fernandes Motta (2° biênio).
O plenário foi composto por Osmar Fernandes de Oliveira, Leônidas Pereira de Oliveira, Josias Zaga de Souza, Mário Tavares dos Santos, Everaldo Oliveira de Azevedo, Milton Faustino dos Santos, Antonio Muniz Ramos e Hamilton Fernandes Motta, tendo como prefeito Sandoval Fernandes Alcântara.
Ao longo de sua trajetória, a Câmara de Vereadores registrou a passagem de 179 vereadores eleitos e 22 suplentes que, mesmo por breves períodos, assumiram suas funções, totalizando18 legislaturas entre 1955 e a atual(2025/2028). Entre eles destacam-se apenas dez mulheres, sendo a 3ª suplente Enoe Ribeiro a primeira a assumir um mandato em 1975.
Enquanto no Executivo o Ubatã elegeu diretamente 18 prefeitos, mas além deles 12 vereadores assumiram interinamente (alguns mais de uma vez), um vice-prefeito e um 2° colocado que, através da justiça eleitoral, assumiu o Poder Executivo), totalizando com 32 politicos que assumiram o posto de prefeito em Ubatã.
É relevante mencionar os três primeiros vereadores a representar o Arraial de Dois Irmãos (atual Ubatã) nas décadas de 1930, 1940 e 1950, na Câmara de Vereadores da Villa de Rio Novo e, posteriormente, em Ipiaú: Aníbal Azevedo(1936), Dr. César Monteiro Pirajá(1948) e Sandoval Fernandes Alcântara(1948 e 1951), prefeito de Ipiaú(1946).
Na trajetória política do município, algumas figuras se destacam não apenas pelo tempo de serviço, mas também pela contribuição e influência que exercem na comunidade. O vereador de 7° mandato, ex-vice-prefeito por dois mandatos, Paulo Cesar Silva e Silva (Paulo Silva), detém o recorde de sete mandatos no Legislativo municipal, enquanto a ex-vereadora Ednalva Morais Rigaud (Nalvinha) se destaca como a única mulher a exercer o cargo em três ocasiões, e Cássia Mascarenha, a 1ª mulher a ser prefeita, mesmo na interinidade.
No presente momento, a 18ª Câmara de Vereadores, eleita em 15 de novembro de 2024 e com mandato previsto de 2025 a 2028, é composta pelos vereadores Diêgo Magalhães Tavares, Juliano Silva de Oliveira, Erisvaldo Alexandrino dos Santos, Ítalo Bispo de Brito, Paulo Cesar Silva e Silva, Roberto Miranda de Carvalho, Carlos Renan Júnior de Souza, Davidson Gomes Muniz, Márcio Oliveira Santos, Manoel Bonfim e Gabriel Assumpção Nascif, este último atuando como presidente pela terceira vez.
Diante de sua rica e prolongada história, a Câmara de Vereadores e o Paço Municipal de Ubatã continuam a desempenhar um papel fundamental na governança local, refletindo a evolução e a dinâmica política do município ao longo das sete décadas de sua existência.
Pesquisa e texto de Wesley Faustino. Historiador, pesquisador sobre a história da formação do município de Ubatã (Executivo e Legislativo), politica e administrativa, autor do livro de contos contos " Causos imaginários e histórias que o vento não leva", especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal e ex-vice-prefeito de Ubatã.