18/11/2023 às 11h59min - Atualizada em 18/11/2023 às 11h59min
Mãe de autista denuncia discriminação em loja da Riachuelo na Bahia
Relato viraliza e Riachuelo se manifesta após mãe acusar atendimento discriminatório
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Reprodução / Instagram Um vídeo chocante ganhou as redes sociais ao expor um caso de discriminação contra uma criança com autismo em uma loja da Riachuelo no shopping de Feira de Santana, na Bahia. A mãe indignada, ao ser atendida, relatou ter sido direcionada para outro caixa após apresentar a Carteira Nacional de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de seu filho. Em um vídeo compartilhado amplamente, ela denunciou ouvir, após o atendimento, a frase depreciativa proferida por funcionárias da loja: "não me passem esses 'atendimentos bombas'".
A mãe do menino Matheus, que possui autismo, desabafou: "Exijo respeito com os autistas, com meu filho com deficiência. Ninguém está livre de ter um filho com deficiência. É uma luta de uma mãe com uma criança que veio ao shopping para comprar uma roupa. Eu não aceito."
A empresa Riachuelo, em resposta, manifestou-se por meio de suas redes sociais, anunciando a demissão da colaboradora envolvida e lamentando o ocorrido. A loja reforçou seus valores e disse estar implantando novos treinamentos para sua equipe, destacando que o respeito a todos é inegociável. Após a viralização do vídeo, a funcionária Jairta Lima, envolvida no caso, se defendeu, afirmando que o termo “bomba” referia-se a atendimentos com ‘cartões terceiros’ e não aos clientes.
O caso repercutiu fortemente nas redes sociais, colocando em destaque a necessidade de maior conscientização e capacitação para atendimentos inclusivos, especialmente em relação a pessoas com deficiência, como previsto em leis específicas. (Interiorano)