Ocupação de hotéis para o carnaval no Rio de Janeiro supera 95%

De acordo com o HotéisRIO, a explicação do aumento entre 2024 e 2025 passa pelo fato de o carnaval acontecer somente em março, o que atrai mais visitantes à cidade.

Economia
28/02/2025 17h28 - Atualizado há 1 mês



A ocupação de hotéis na cidade do Rio de Janeiro durante o carnaval alcançou 95,51% dos leitos. É o que mostra a terceira e última prévia de ocupação, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo HotéisRIO, o sindicato de donos de meios de hospedagem da capital carioca. A mesma prévia de 2024 apontava ocupação de 80,18%, ou seja, alta de 19,11%.



A pesquisa se refere ao período entre o sábado (1º) e a terça-feira de carnaval (4). De acordo com o presidente do HotéisRIO, a explicação do aumento entre 2024 e 2025 passa pelo fato de o carnaval acontecer somente em março, o que atrai mais visitantes à cidade. 



Notícias relacionadas:

O levantamento aponta que a região da cidade mais procurada é o Centro, onde acontecem os desfiles das escolas de samba e se apresentam inúmeros blocos de rua. Logo em seguida aparecem bairros da zona sul e da Barra da Tijuca, na zona oeste, onde as praias dividem a atenção com blocos de rua.



Confira o índice de ocupação nos principais blocos do Rio: 




  • Centro (97,51%)

  • Flamengo/Botafogo (96,83%)

  • Leme/Copacabana (96,48%)

  • Ipanema/Leblon (95,05%)

  • São Conrado/Barra da Tijuca (93,60%)



Chave da cidade



Na manhã desta sexta-feira foi realizada a cerimônia simbólica que marca a abertura oficial do carnaval carioca. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou a chave da cidade ao Rei Momo, Kaio Mackenzie. 




“O povo merece, precisa e quer o carnaval”, disse o Rei Momo.




O evento foi no Palácio da Cidade, sede da prefeitura. A bateria da Unidos do Viradouro, atual escola de samba campeã do carnaval, animou a cerimônia.



 




Rio de Janeiro (RJ), 17/02/2023 – O Rei Momo, Djferson Mendes da Silva recebe as chaves da cidade das mãos do prefeito, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 17/02/2023 – O Rei Momo, Djferson Mendes da Silva recebe as chaves da cidade das mãos do prefeito, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil



Rio de Janeiro (RJ), 17/02/2023 – O Rei Momo, Djferson Mendes da Silva recebe as chaves da cidade das mãos do prefeito, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil - Tomaz Silva/Agência Brasil



Movimentação na economia



De acordo com a prefeitura do Rio, o carnaval movimentará R$ 5,7 bilhões na cidade. A estimativa foi elaborada pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, pelo órgão municipal Instituto Fundação João Goulart e pela Riotur, empresa pública que promove o turismo na cidade.



São esperados 8 milhões de foliões - entre cariocas e visitantes - nos diversos eventos carnavalescos, como blocos, bailes populares e desfiles. A grande maioria (6 milhões), nos blocos de rua. Contando o pré-carnaval e o sábado posterior à festa (8), a cidade tem 457 apresentações de blocos autorizadas.



Em todo o país, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o carnaval deve movimentar R$ 12,03 bilhões em receitas no país, um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, já descontada a inflação. 



Por Agencia Brasil



Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-02/ocupacao-de-hoteis-para-o-carnaval-no-rio-de-janeiro-supera-95


FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2025-02/ocupacao-de-hoteis-para-o-carnaval-no-rio-de-janeiro-supera-95
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.