Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27), mostra que a aprovação do governo Jerônimo Rodrigues (PT) subiu para 61%, um aumento de 7 pontos em relação a dezembro de 2024. A desaprovação caiu de 35% para 31% no mesmo período. O levantamento também aponta crescimento na avaliação positiva da gestão, que saltou de 32% para 42%. O estudo ouviu 1.200 eleitores entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2025. (Interiorano)
A gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia segue em alta entre os eleitores, segundo a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (27). O levantamento aponta que 61% dos baianos aprovam o governo, enquanto 31% desaprovam.
? NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados indicam uma tendência de crescimento na aprovação do governador. Em dezembro de 2024, Jerônimo registrava 54% de aprovação, enquanto em julho do mesmo ano o índice era de 63%. Já a rejeição, que era de 35% no final do ano passado, caiu para 31%.
A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores sobre o desempenho do governo estadual. Segundo os dados, 42% dos entrevistados avaliam a administração de Jerônimo como positiva, um aumento expressivo de 10 pontos percentuais em relação à pesquisa de dezembro de 2024, quando o índice era de 32%.
Outros 29% consideram a gestão como regular, número inferior ao registrado no final do ano passado (35%) e em julho de 2024 (39%). Já a avaliação negativa do governo ficou em 21%, uma leve redução em comparação aos 22% de dezembro.
Os dados mostram que a avaliação do governo é mais favorável entre alguns grupos específicos da população:
✅Homens
✅Pessoas com 51 anos ou mais
✅Eleitores com escolaridade até o Ensino Fundamental
✅Cidadãos com renda de até dois salários mínimos
A pesquisa Quaest foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2025, com 1.200 entrevistados em 57 municípios baianos. O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos e possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Por ora, o aumento na aprovação da gestão de Jerônimo Rodrigues indica que o governador tem conseguido fortalecer sua imagem junto ao eleitorado baiano. A redução na rejeição também sugere que sua administração tem conquistado a confiança de mais pessoas. (Interiorano)