Nos dias 20 e 21 de fevereiro, Ibirapitanga recebeu a Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho, para encontros organizados pela Diretoria de Cultura, com o objetivo de fortalecer as políticas culturais e avançar na criação do Conselho Municipal de Cultura. O evento contou com a presença do prefeito Jé Assunção, da vice-prefeita Val de Gude, da Secretária de Administração Tatiane Mota, além de vereadores, artistas e representantes da sociedade civil. (Interiorano)
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a cidade de Ibirapitanga sediou importantes encontros para dar continuidade à implementação do Sistema Municipal de Cultura, com foco na criação do Conselho Municipal de Cultura.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
Os eventos foram organizados pela Diretoria de Cultura, sob coordenação do diretor Jean Carlus, e contaram com a presença da Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul, Jhessy Coutinho.
Em um dos momentos, o grupo recebeu a visita do prefeito Jé Assunção, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas culturais. Para Jean Carlus, o evento foi um marco na valorização da cultura local.
“Estamos fortalecendo o nosso sistema de cultura. Viemos com um propósito para a indicação do conselho de cultura e aqui quase virou uma conferência. Essas políticas são fundamentais, por isso convoco todos os representantes culturais a participarem da nossa gestão, para que possamos ampliar cada vez mais as políticas públicas”, destacou Jean.
A Representante Territorial de Cultura, Jhessy Coutinho, enfatizou a importância da gestão compartilhada na construção das políticas culturais:
“As políticas públicas precisam chegar aonde de fato precisam chegar. Então, foi fantástico e já saio daqui com dia para voltar e fazer com que esse conselho aconteça”.
A vice-prefeita Val de Gude também participou e expressou entusiasmo ao dialogar com a classe cultural:
“Ver a cultura de Ibirapitanga se fortalecendo dessa forma é motivo de muita alegria. Estamos no caminho certo para garantir que os fazedores de cultura tenham voz e espaço”.
Já a Secretária de Administração, Tatiane Mota, ressaltou a relação entre cultura e educação:
“A cultura e a educação caminham juntas. Precisamos criar mecanismos para que nossos jovens e toda a população tenham acesso às manifestações culturais e se reconheçam nelas”.
Além das autoridades, os encontros contaram com a presença dos vereadores Bá da Bainha e Hélio do Cajá, de artistas, representantes da cultura local, Jeane Rodrigues (representando o Secretário de Desenvolvimento Social) e membros da sociedade civil. (Interiorano)