12/01/2025 às 17h46min - Atualizada em 12/01/2025 às 17h46min
Reservatório de Funil em Ubaitaba atinge quase 99% de sua capacidade; Pedra 56,77% em meio a chuvas intensas
Divergências nos dados da Chesf e da ANA chamam atenção; autoridades monitoram os níveis para abastecimento e controle dos impactos das chuvas.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Garcia Jr / Interiorano Neste domingo (12), o Reservatório de Funil, em Ubaitaba, alcançou 98,49% de seu volume útil, de acordo com o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Já o Reservatório de Pedra, em Jequié, registrou 56,77% de sua capacidade.
No entanto, divergências chamaram atenção: no sábado (11), a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) havia informado que Pedra estava com 45,63%, enquanto a ANA apontava 56,83%. O mesmo ocorreu com Funil, cujos dados divergiram entre 91% (Chesf) e 92,24% (ANA).
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Segundo informações apuradas pelo repórter Garcia Jr., o Reservatório de Funil tem liberado água em volume reduzido, enquanto Pedra permanece com seu controle estável. Ontem, o reservatório de Funil registrou uma afluência de 23 m³/s e defluência de 5 m³/s (
devido à concentração de chuvas entre a barragem de Jequié e Ubatã). Em Pedra, os índices foram mais altos, com 55 m³/s de afluência e 10 m³/s de defluência.
As autoridades continuam monitorando os níveis dos reservatórios, fundamentais para o abastecimento e a prevenção de impactos causados pelas chuvas na região. (Interiorano)