15/12/2024 às 18h46min - Atualizada em 15/12/2024 às 18h46min

Tribo Timbalando recebe título regional por destaque em arte e cultura afro-indígena

Grupo cultural Tribo Timbalando é homenageado pelo impacto de sua trajetória nas matrizes afro-brasileiras e indígenas.

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Divulgação
O grupo cultural Tribo Timbalando, seus integrantes e o produtor cultural Joilson Nunes de Santana, juntamente com o Professor Nino Nunnu Leão, receberam o prestigiado Título Regional de Mérito – Resistência Brasil Afroindi 2024.

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


A homenagem é um reconhecimento à relevância do grupo no cenário artístico e cultural do Baixo Sul da Bahia e da Costa do Dendê, destacando suas ações em prol das matrizes culturais afro-brasileiras e indígenas. O grupo foi premiado em diversas categorias, incluindo: Arte e Cultura – Referência Étnico-Racial: Pelo trabalho educativo, artístico e cultural nas raízes africanas e indígenas do Brasil, Movimentos Culturais Afro e Indígenas: Pela representatividade do grupo no território cultural do Baixo Sul da Bahia, Personalidade Artística e Cultural: Pela valorização e difusão das culturas populares afro-brasileiras, indígenas e nordestinas, além disso, a Tribo Timbalando recebeu o Título de Mérito Artístico e Cultural, um reconhecimento à sua trajetória marcada por resistência e dedicação à vivência cultural.

A cerimônia de entrega do título aconteceu no Colégio Estadual Estela Aleluia, na cidade de Taperoá, e contou com a participação de artistas de diversos municípios da Bahia. O evento foi promovido pela Fundação Casa da África, sob a presidência de Valdir dos Santos e a direção-geral de Chico Nascimento Magonleji.

Por ora, com uma trajetória que transita entre a resistência e a vivência cultural, a Tribo Timbalando segue como uma referência nas ações artísticas e culturais da região, consolidando-se como um símbolo de valorização das culturas populares e étnico-raciais do Brasil.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.