27/11/2024 às 13h15min - Atualizada em 27/11/2024 às 13h15min

Entre fatos e palavras - a vida de José Américo da Matta Castro

José Américo da Matta Castro, jornalista e escritor, é celebrado por sua contribuição à cultura baiana. Neste domingo, 1º de dezembro, a Câmara de Ipiaú.

Por Wesley Faustino - Interiorano
Weskey e José Américo
Hoje, 27 de novembro, não só Ipiaú está em festa, mas todo Vale do Médio Rio das Contas e Sul da Bahia! Celebramos o aniversário de um ilustre amigo, José Américo da Matta Castro. Jornalista, escritor e talentoso em tudo que decide fazer, ele transforma cada tarefa em uma obra-prima. Hoje, os tambores do Olodum, do Ubatabor, e as percussões de Carlinhos Brown ecoam em harmonia, entoando o mais vibrante "Parabéns pra Você".

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


E, neste domingo, 1° de dezembro, na Câmara de Vereadores de Ipiaú, Zé Américo receberá dos amigos um tributo ao talento, à dignidade e ao seu legado. Nos anos 1980, eu já estava morando em Salvador quando, pela primeira vez, o nome de José Américo Castro, à época correspondente em Ipiaú do jornal A Tarde, de Salvador soou aos meus ouvidos.  Ele se destacava pela dedicação e pela habilidade em registrar os acontecimentos do Vale do Rio de Contas, uma região que despontava no cenário estadual. Suas reportagens traziam à tona as nuances de uma terra rica em cultura, desafios e histórias.

Com o passar do tempo, o nome José Américo deixou de ser apenas uma referência distante e se tornou uma presença marcante em minha vida. Sua visão jornalística e sua capacidade de traduzir a essência do interior baiano em palavras fizeram dele não apenas um profissional admirável, mas também uma inspiração. Seu texto fluido e sensível revelava as verdades e os anseios de um povo com maestria.

Nossa amizade nasceu no universo das histórias e palavras. Enquanto ele transformava fatos em narrativas cativantes, eu, como leitor e entusiasta, me encantava com sua habilidade de retratar a alma de nossa gente e nossa terra. Quando iniciei uma pesquisa sobre a criação do município de Ubatã, que outrora pertenceu à Vila de Rio Novo (atual Ipiaú), Zé Américo foi minha maior referência. Sempre solícito, respondia meus questionamentos por mensagens, abria as portas de sua casa para conversas e compartilhava informações preciosas de sua vasta biblioteca. Em uma dessas visitas, seu fiel amigo Eros, o cachorro de estimação, participou atentamente da conversa, como registrado em uma fotografia que guardo com carinho.

Hoje, escrevo estas palavras para homenagear José Américo da Matta Castro, pelo aniversário e pelo tributo,  um amigo e um cronista incomparável, por ocasião do evento que reunirá personalidades de Ipiaú, do Médio Rio de Contas e de outras regiões da Bahia. Este é um reconhecimento mais do que merecido pela sua trajetória e dedicação. Parabenizo a professora doutora Elenilda Brandão pela brilhante organização deste evento.

Zé, você é digno de todas as honras que os amigos lhe prestam. Que esta homenagem seja apenas mais um capítulo na história de quem tanto fez e continua fazendo por nossa região. Parabéns!

Por Wesley Faustino: pesquisador, historiador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.