O reservatório de Funil, localizado em Ubaitaba, atingiu ontem, 4, 86,48% de sua capacidade útil, com uma defluência de 21,35 m³/s. Os dados são provenientes do sistema de gestão de recursos hídricos da Bacia do Rio de Contas. Com a previsão de chuvas, o site Interiorano irá monitorar diariamente os reservatórios da região, uma vez que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (
Chesf) mantém um sistema detalhado de previsão de vazões e níveis para os rios e reservatórios.
► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Esse sistema opera com modelos hidrológicos e hidráulicos que permitem um horizonte de previsão que varia do diário até o anual, garantindo a gestão integrada dos recursos hídricos. O Rio de Contas, um dos cinco principais rios da Bahia, nasce na Chapada Diamantina e deságua em Itacaré, no litoral baiano. Outros reservatórios, como o de Pedra, em Jequié, apresentaram uma cota de 220,37m na última segunda-feira, 4, com afluência de 2 m³/s, defluência de 10 m³/s, e um volume útil de 49,92%.
Nesta terça-feira, 5, em Jequié, a cota média foi de 1,22 m. Em Ipiaú, a cota média foi de 1,11 m, com vazão média de 19,1 m³/s e precipitação de 0,1 mm. No ponto de medição do Vapor, a cota média foi de 0,69 m, com uma vazão média de 23,8 m³/s. Em Ubaitaba, também nesta terça-feira, 5, a cota média chegou a 2,03 m e a vazão média foi de 38,0 m³/s.
Esse monitoramento contínuo torna-se essencial para avaliar o impacto das chuvas sobre os níveis dos reservatórios e a segurança hídrica na região, além de auxiliar na prevenção de possíveis inundações e na gestão dos recursos hídricos. (Interiorano)