28/10/2024 às 12h31min - Atualizada em 28/10/2024 às 12h31min

Sandó e seus sucessores estabeleceram uma herança política ao longo de décadas em Ubatã

A família acumulou 23 mandatos legislativos entre os municípios de Ipiaú, Ubatã e Itaquaquecetuba (SP), incluindo um mandato como deputado estadual.

Por Wesley Faustino - Interiorano
Sandoval Fernandes Alcântara
A trajetória política da família Fernandes Alcântara é marcada pela liderança de Sandoval Fernandes Alcântara, carinhosamente chamado de "Sandó" pelos amigos,  um dos mais influentes políticos da região desde a década de 1940. Sandoval se destacou como o único político de Ubatã a ocupar o cargo de prefeito em dois municípios distintos: Ipiaú e Ubatã.

Além de sua atuação como prefeito, foi vereador por dois mandatos em Ipiaú, onde também chegou a presidir a Câmara de Vereadores. A família acumulou 23 mandatos legislativos nos municípios de Ipiaú, Ubatã e Itaquaquecetuba (SP), incluindo um como deputado estadual.


Ao todo, membros da família e agregados governaram dez vezes em diferentes mandatos nos três municípios entre a Bahia e de São Paulo, num total de 33 vezes ocupando o Legislativo e o Executivo. 

Nascido em Itapira (hoje Ubaitaba) em 1915, Sandoval fez sua carreira em Dois Irmãos (atual Ubatã). Em 1946, foi nomeado prefeito interventor de Ipiaú pelo General Interventor da Bahia, Cândido Caldas, e, no ano seguinte, se elegeu vereador, continuando a exercer influência no Legislativo e Executivo local.

Ele liderou a luta pela emancipação do Arraial de Dois Irmãos desde 1952, que se concretizou em 1953 com a criação do município de Ubatã. Sandoval foi um dos pilares dessa conquista e, em seguida a emancipação, foi eleito  prefeito de Ubatã nos períodos de 1955-1958 (primeiro prefeito) e 1971-1973.

A influência política dos Fernandes Alcântara e, incluindo, os agregados também se expandiu para fora da Bahia. Em São Paulo, na cidade de Itaquaquecetuba, os primos dos filhos de Sandoval Alcântara,  Armando e Roque Tavares - sobrinhos de dona Zoraida Tavares Alcântara(esposa de Sandoval) - tiveram carreiras políticas relevantes, com mandatos como vereadores(nove mandatos) e prefeito(dois mandatos).

Em Ubatã, outro sobrinho de dona Zoraida Tavares Alcântara,  o advogado Paulo Cabral Tavares, foi vereador e vice-prefeito, por um mandato, assim com os sobrinhos netos, 4ª geração de dona Zoraida, Diego Tavares(Diego da Igreja), eleito para o segundo mandato de vereador em Ubatã(o mais votado nas duas últimas eleições) e Armando Tavares Neto, vereador em um mandato em Itaquaquecetuba.

Não podemos esquecer o genro de Sandoval Alcântara,  o comerciante Licoln Almeida Lózer, que teve dois mandatos de vereador.

Os irmãos e primos de Sandoval mantiveram a tradição política da família. Seu primo, Osmar Fernandes de Oliveira, foi prefeito de Ubatã e presidente da 1ª Câmara de Vereadores, e seus irmãos, Adroaldo e Hamilton Fernandes Motta, também ocuparam posições de prefeito, incluindo a presidência da Câmara e a a presidência da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), uma iniciativa que marcou a história do municipalismo no estado.

O filho de Sandoval, João "Jonga" Tavares Alcântara, continuou o legado ao se eleger vereador em Ipiaú e ocupar cargos administrativos tanto em Ipiaú quanto em Ubatã.

Em resumo, a família Fernandes Alcântara tem uma marca indelével na política regional, consolidando uma influência que perdurou por várias décadas e se estendeu por diferentes localidades. A visão e liderança de Sandoval Alcântara e sua familia estabeleceu um legado que atravessou gerações, fazendo deles figuras centrais na história política de Ubatã e da região.

Os precussores Fernandes Alcântara: Sandoval, Hamilton, Osmar, Adroaldo e o genro Lincoln Lózer, os homenageamos in memorian, no lugar mais alto do podium politico da historiade Ubatã.


Por Wesley Faustino:  historiador, pesquisador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública Municipal e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã. 

Fotos: arquivo pessoal de Jonga Alcântara. 
Fontes: Jonga Alcântara, Noêmia Cassimiro dos Santos, livro Ata prefeitura de Ubatã 1954,  livro Ata de 1930 da instalação da prefeitura de Rio Novo.

Link
Comentários »
  • 29/10/2024 às 19h57min

    Parabéns pela pesquisa, fiquei muito feliz em ver o relato de meus familiares políticos, sou neta de Álvaro Alonso Fernandes e Maria Queiroz Fernandes, minha mãe Marialva Fernandes Rocha sempre falava com orgulho dos primos. Morei em Ubatã na infância mas meus tios permaneceram Zé do fórum, Ailton, Nilza, Helena e Cloves, já minha mãe e tio Gilson vieram morar em Estância-SE.

Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.