23/10/2024 às 12h12min - Atualizada em 23/10/2024 às 12h12min
A dinastia política da família Silva em Ubatã: 24 mandatos no Executivo e Legislativo
Com três gerações na política, a família Silva acumula décadas de liderança e influência no cenário político local.
Por Wesley Faustino - Interiorano
Beto Silva, vereador nos anos 50 e 1° vice-prefeito de Ubatã A trajetória política da família Silva em Ubatã começou com Alberto Rocha e Silva, conhecido como Beto Silva, que foi vereador em três mandatos de 1959 a 1970, presidente da Câmara de Vereador e vice-prefeito de Ubatã em uma ocasião. Ele era irmão dos prefeitos Jalmiro e Androsil, e tio de Paulo Silva.
Durante a gestão de seu irmão Androsil, que iniciou em 1977, Beto Silva foi o primeiro vice-prefeito de Ubatã, mas faleceu após oito meses de mandato.
Em 1966, Jalmiro Rocha e Silva, o Bia da Farmácia, foi eleito prefeito, ocupando o cargo de 1967 a 1971. Posteriormente, Androsil Rocha e Silva, conhecido como "magrinho elétrico", foi eleito prefeito por dois mandatos, em 1976 e 1988, sendo o sétimo e o nono prefeito de Ubatã.
Na segunda geração da família na política, Paulo Silva, engenheiro agrônomo, foi eleito vereador seis vezes, tornou-se presidente da Câmara, e atualmente está no segundo mandato como vice-prefeito. Ele também assumiu a prefeitura temporariamente durante o mandato de 2017-2020, sendo o terceiro Silva a ocupar o cargo de prefeito.
A família Silva também contou com a presença de Joilda Silva, esposa de Paulo, que foi eleita vereadora em 2013 com a maior votação em percentual já registrada no município. Ela deixou a política, e o filho do casal, o advogado Paulo César Silva e Silva Júnior, assumiu o legado, sendo eleito vereador e atualmente cumprindo seu segundo mandato.
Além disso, Vado Alexandrino, filho de Androsil Rocha e Silva e primo de Paulo, também se destaca, ocupou a presidência da Câmara e está indo para o quinto mandato na próxima Legislatura (assumiu quando foi suplente do próprio Paulo Silva e, em seguida, eleito para quatro mandatos consecutivos).
Até hoje, a família Silva acumula 24 mandatos no Executivo e Legislativo de Ubatã. Desde 2017, a família mantém simultaneamente três membros no poder: o vice-prefeito e dois vereadores da familia Silva.
Paulo Silva, considerado a maior liderança da família nos últimos 36 anos, deixará o cargo de vice-prefeito para exercer seu sétimo mandato como vereador, consolidando sua posição como o político com maior número de mandatos na história de Ubatã.
Por Wesley Faustino; historiador, pesquisador, escritor, host do PodCastdoChefe, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.