26/09/2024 às 08h09min - Atualizada em 26/09/2024 às 08h09min

O surgir de Ubatã: do Arraial de Dois Irmãos à emancipação

Desde sua emancipação de Ipiaú, em 1953, até os dias atuais, Ubatã foi palco de decisões emblemáticas, figuras icônicas e episódios curiosos .

Por Wesley Faustino - Interiorano
@wesley.ubata
Sandoval Alcântara
A história de Ubatã começa com o Arraial de Dois Irmãos, onde os primeiros desbravadores chegaram nos séculos XVIII e início do século XIX. Em 1909, esses pioneiros fixaram suas raízes à margem do Rio de Contas, nas cercanias do atual bairro da Comissão.

► NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


O crescimento do arraial se deu principalmente na rua da Tropa, atual Ramiro Berberth de Castro(rua do Pula-Pula) que se destacou como o centro comercial da região. Com o passar do tempo, formaram-se as primeiras estruturas, como a pavimentação da rua, a instalação de uma agência dos Correios, as pousadas, a delegacia, o cartório e a iluminação com lampião a querosene.
O Arraial começou a se desenvolver, e, nessa época, Sandoval Fernandes Alcântara emergiu como uma figura influente. Originário de Ubaitaba(Itapira), ele foi nomeado Interventor do município de Rio Novo(1946/1949) e, posteriormente, eleito vereador na Câmara de Ipiaú.

Sua liderança foi crucial na luta pela emancipação de Dois Irmãos, que desejava se desmembrar de Rio Novo. As aspirações da comunidade encontraram eco nas ações e no prestígio político de Sandoval.

Em 12 de dezembro de 1952, o governo da Bahia publicou o Decreto n° 514, reconhecendo a emancipação do Arraial de Dois Irmãos, desmembrando de Ipiaú, embora a decisão não tenha sido aceita e houve a contestação.

As lideranças políticas de Ipiaú recorreram na justiça, levando o caso ao Supremo Tribunal Federal(STJ). Finalmente, em 26 de setembro de 1953, o parecer jurídico confirmou a emancipação, permitindo que o Arraial avançasse como um novo município.

A nomeação de Arnaldo Azevedo em setembro de  1954 a abril de 1955,  como Gestor de Negócios Municipais marcou o início da administração de Ubatã. Durante seu mandato, foram realizadas a primeira eleição e a estruturação da municipalidade, com atenção especial ao sistema educacional.

No dia 7 de abril de 1955, Sandoval Fernandes Alcântara, junto com os oito vereadores, tomou posse como o primeiro prefeito eleito, estabelecendo as bases da nova administração.  Desde a sua emancipação Ubatã, contou 32 com  pessoas receberam responsabilidade de governar o muncipio. Uns por anos, outros por meses e alguns por dias.

Desses 17 por eleição direta, doze interinos, dois pela justiça eleitoral e um pela eleição indireta nos anos 1960. Ubatã, que começou como um modesto arraial, evoluiu para um município organizado, enfrentando desafios e garantindo os direitos de sua população.

Histórias inusitadas também permeiam o cenário político, como a eleição de 1976, quando o candidato do então prefeito Almir Clementino Muniz perdeu para Androsil Rocha e Silva. Para evitar o desconforto de empossar o novo prefeito, Almir Muniz incumbiu um secretário de Administração para representar sua presença. Assim, o nome de Antônio Ramos Muniz, wx-vereador ficou conhecido pelo inusitado mandato de um único dia, um exemplo das peculiaridades que fazem parte da rica história de Ubatã.


Relação dos prefeitos de Ubatã, eleitos, interinos e mandatos pela justiça eleitoral de 1955 a 2024

 
  • Abril de 1955 a abril de 1959
Sandoval Fernandes Alcântara - 1° prefeito de Ubatã eleito pelo voto direto do povo.
  • Abril de 1959 a abril de 1963
Osmar Fernandes de Oliveira - renunciou ao mandato, assumiu como prefeito interino(1 mês), o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Adroaldo Fernandes Alcântara que organizou uma eleição indireta (votação pelos vereadores) e escolheram Arnaldo Azevedo(foi Gestor de Negócios Municipais em 1954) como prefeito para terminar o mandato.
  • Abril de 1963 a abril de 1967
Hamilton Fernandes Motta 
  • Abril de 1967 a janeiro de 1971
Jalmiro Rocha e Silva
  • Janeiro de 1971 a janeiro de 1973
Sandoval Fernandes Alcântara 
  • Fevereiro de 1973 a fevereiro de 1977
Almir Clementino Muniz
  • Fevereiro de 1977 a janeiro de 1983
(Mandato de 6 anos de acordo a Emenda Constitucional n° 14 de 9 de setembro de 1980 que alterou o Arr. 209 da Constituição Federal que estendeu os mandatos no Brasil até 31.01.1983).
Prefeito: Androsil Rocha e Silva
Vice-prefeito: Alberto Rocha e Silva ( 1° vice-prefeito de Ubatã - antes desse mandato não existia no Brasil a função de vice-prefeito. Ele morreu com 8 meses no mandato. Teve outra votação pelos vereadores e escolheram o ex-vereadoe Otávio Cerqueira para o cargo de vice-prefeito).
  • Fevereiro de 1983 a dezembro de 1988
Prefeito: Almenisio Braga Lopes
Vice-prefeito: Paulo Cabral Tavares
  • Janeiro de 1989 a dezembro de 1992
Prefeito: Androsil Rocha e Silva
Vice:prefeito: Gleide José de Santana(Androsil teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores e assumiu como prefeito o vice Gleide José de Santana até o término do mandato).
  • Janeiro de 1993 a dezembro de 1996
Prefeito: Edson Neves da Silva
Vice-prefeito: Almir Muniz
  • Janeiro de 1997 a dezembro de 2000
Prefeito: Almenisio Braga Lopes
Vice-prefeito: Aljones Carlos Braga Lopes (irmão do prefeito)
  • Janeiro de 2001 a dezembro de 2004
Prefeito: Adailton Ramos Magalhães (Daí da Caixa)
Vice-prefeito: Agilson Santos Muniz
  • Janeiro de 2005 a dezembro de 2008
Prefeito: Adailton Ramos Magalhães (Daí da Caixa), primeira reeleição para prefeito de Ubatã)
Vice-prefeito: Agilson Santos Muniz( assumiu interinamente como prefeito pelo período de três meses devido a afastamento pela Justiça do prefeito Adailton Ramos Magalhães)
  • Janeiro de 2009 a dezembro de 2012
Prefeito: Agilson Santos Muniz 
Vice: prefeito: Expedito Rigaud de Souza (Expedito que assumiu o mandato em janeiro como prefeito interino, o devido a licença de Agilson Muniz, pelo período de três meses).
Agilson e Expedito foram afastado pela Justiça Eleitoral durante o mandato e a partir daí deu-se a maior troca troca de prefeito da Bahia, 14 vezes:  Assumiu Edson Neves, Agilson voltou, Edson assumi, depois cassaram Edson e assumiu como prefeita até o término do mandato,  a presidente da Câmara de Vereadores Cássia Alves Mascarenhas.
  • Janeiro de 2013 a dezembro de 2016
Prefeito: Simeia de Queiroz e Souza
Vice -prefeito: Wesley Soares Faustino 
  • Janeiro de 2017 a dezembro de 2020
Prefeito: Simeia de Queiroz e Souza
Vice-prefeito: Paulo Cesar Silva e Silva ( prefeito interino no período de 2 meses devido a licença médica da prefeita)
  • Janeiro 2021 a dezembro 2024
Prefeito: Vinícius do Vale de Souza 
Vice-prefeito: Paulo Cesar Silva e Silva

Por Wesley Faustino: pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestão Pública e Gestão Municipal e ex-vice-prefeito de Ubatã (Interiorano)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.