Na manhã deste domingo, 9, a Câmara de Vereadores de Ubatã realizou uma sessão itinerante na região do 2 Irmãos da Mata, zona rural do município. Dos 11 vereadores, seis estiveram presentes: Gabriel Nascif, Devinho Muniz, Diego da Igreja, Paulinho de Paulo Silva, Reinan e Matheus. A sessão também contou com a presença do secretário de administração, Paulo Longo, e do vice-prefeito, Paulo Silva, representando o prefeito Tinho do Vale.
Apesar da chuva, a comunidade compareceu, assim como alguns servidores da saúde e a imprensa local. O presidente da Câmara, Gabriel Nascif, iniciou a sessão apresentando um balanço dos trabalhos do executivo e a pauta do dia. Em seguida, ele cedeu espaço para os moradores locais relatarem suas dificuldades e para que os nobres buscassem soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.
O senhor Raimundo foi o primeiro a falar, questionando a manutenção das estradas e solicitando a limpeza das presas para receber os alevinos. Ele também ofereceu um lote de terra para a construção de uma escola ou posto de saúde. Nilda, outra moradora, reforçou o pedido de melhoria das estradas e elogiou o trabalho dos vereadores.
O vereador Reinan lembrou que, em 1993, trouxe três escolas para a fazenda onde ocorria a sessão, mantendo-as com recursos próprios após o fechamento pelo gestor da época. Devinho Muniz destacou a importância das estradas em boas condições para acesso a saúde e esporte, colocando-se à disposição para ajudar a comunidade.
Paulinho de Paulo Silva afirmou que o problema das estradas é histórico no município e cobrou um calendário para o patrolamento e cascalhamento. Matheus solicitou a resposta da prefeitura aos requerimentos apresentados e a construção de pontes na região.
Diego da Igreja abordou a necessidade de suporte técnico aos agricultores, a implementação de parques nas escolas da zona rural e a cobertura de agentes comunitários para a saúde preventiva. Gabriel Nascif apresentou seus projetos para a melhoria da população, incluindo a contratação de agentes de saúde da zona rural e a coleta de lixo na zona rural. Ele também anunciou a obtenção de um microtrator e recursos para duas pontes, além de um projeto de cidadania rural para emitir certidões de nascimento e registros gerais.
O vice-prefeito, Paulo Silva, falou sobre a necessidade de outra patrulha para atender as demandas do município. O secretário de administração, Paulo Longo, afirmou que a orientação do prefeito é realizar a manutenção das estradas com cascalho e anunciou a obtenção de 50 caçambas de cascalho para a região, com equipamentos já autorizados para executar os serviços. (Interiorano)