27/04/2024 às 16h17min - Atualizada em 27/04/2024 às 16h17min

Moradores de Ubatã esvaziam fonte por temor de proliferação do 'mosquito da dengue'

Em ação própria, moradores de Ubatã esvaziam fonte da Praça Otávio Cerqueira para evitar acúmulo de água parada e proliferação do mosquito da dengue.

Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto: Interiorano
Neste sábado, 27, moradores das proximidades da Praça Otávio Cerqueira, em Ubatã, no sul da Bahia, uniram esforços em uma operação para esvaziar a fonte do local. O motivo? O temor da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, devido ao acúmulo de água parada e detritos na fonte.

 NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


A iniciativa surgiu como resposta ao diagnóstico de um caso de dengue em um morador local, reforçando a preocupação com a saúde pública e o bem-estar da comunidade. Com o acúmulo de água parada na fonte e a presença de materiais propícios para a criação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, os moradores optaram por agir de forma proativa, evitando possíveis surtos de dengue na região.

Embora a praça receba tratamento periódico em relação à presença de agentes de endemias, a comunidade decidiu não esperar e assumiu a responsabilidade pela própria segurança sanitária. A falta de uma bomba na fonte tem sido apontada como um dos principais desafios para evitar o acúmulo de água parada, uma vez que a praça é frequentemente visitada por moradores e turistas.

Nossa equipe entrou em contato com prepostos da prefeitura para obter esclarecimentos sobre a situação, mas até o momento não obteve retorno. Continuaremos monitorando a situação e atualizaremos assim que recebermos uma resposta oficial. (Interiorano)

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.