04/03/2024 às 15h54min - Atualizada em 04/03/2024 às 15h54min

Chesf anuncia diminuição da vazão do Rio de Contas na Usina da Pedra em Jequié

Carta Circular será enviada às prefeituras, informando sobre o armazenamento correspondente do volume útil.

Foto: André Schuler
Na tarde desta segunda-feira, 4, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou a redução da vazão média do Rio de Contas na Usina da Pedra, localizada em Jequié. A medida, que inicialmente atingirá 80 m³/s nesta segunda-feira e diminuirá para 60 m³/s na terça-feira, tem como base a afluência registrada no Reservatório da Pedra e a previsão de chuvas na Bacia do Rio de Contas.

► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).  


No último dia 3 de março, o Reservatório da Pedra recebeu uma afluência de aproximadamente 49 m³/s, atingindo a cota de 223,41 m, representando 66,61% do Volume Útil (V.U.). Considerando o arrefecimento da previsão de chuvas na Bacia do Rio de Contas, as defluências do Reservatório da Pedra serão gradualmente reduzidas para 60 m³/s, permanecendo nesse valor até nova avaliação.

A programação de defluência média diária estabelece os seguintes valores:

04/03/2024 (Segunda-feira): 80 m³/s
05/03/2024 (Terça-feira): 60 m³/s

É importante ressaltar que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s. A Chesf reitera a importância de evitar a ocupação de áreas nas planícies de inundação, conforme previamente comunicado em carta-circular e destaca que a situação hidrológica está sujeita a alterações conforme a evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas. (Interiorano)

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://interiorano.com.br/.
Fale com Interioano pelo Whatsapp
Atendimento
Queremos te ouvir! WhatsApp aberto para você.