Na tarde desta segunda-feira, 4, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou a redução da vazão média do Rio de Contas na Usina da Pedra, localizada em Jequié. A medida, que inicialmente atingirá 80 m³/s nesta segunda-feira e diminuirá para 60 m³/s na terça-feira, tem como base a afluência registrada no Reservatório da Pedra e a previsão de chuvas na Bacia do Rio de Contas.
No último dia 3 de março, o Reservatório da Pedra recebeu uma afluência de aproximadamente 49 m³/s, atingindo a cota de 223,41 m, representando 66,61% do Volume Útil (V.U.). Considerando o arrefecimento da previsão de chuvas na Bacia do Rio de Contas, as defluências do Reservatório da Pedra serão gradualmente reduzidas para 60 m³/s, permanecendo nesse valor até nova avaliação.
A programação de defluência média diária estabelece os seguintes valores:
É importante ressaltar que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s. A Chesf reitera a importância de evitar a ocupação de áreas nas planícies de inundação, conforme previamente comunicado em carta-circular e destaca que a situação hidrológica está sujeita a alterações conforme a evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas. (Interiorano)