Era o ano de 1999 quando uma conversa entre amigos mudaria para sempre o cenário da comunicação regional no sul da Bahia. Naquele momento, o jovem empresário do ramo de metalurgia Humberto Hugo compartilhava a percepção de que a região carecia de um veículo de informação com sede em Ubaitaba. A ideia, que poderia ter se perdido no tempo, ganhou forma e propósito: nascia ali o Tribuna da Região.
O periódico mensal, se consolidou ao longo dos anos como uma das principais referências do jornalismo regional, alcançando circulação em 18 municípios, entre eles Itabuna, Ilhéus, Ubatã e Jequié. A cada nova edição, a expectativa tomava conta da cidade.
“A cidade entrava em polvorosa com as novidades da circulação de cada edição”, relembra Humberto Hugo, editor responsável por quase 500 edições, incluindo números especiais.
Ao seu lado, durante toda essa trajetória, esteve Norma Suely, companheira de vida e de trabalho, formando um verdadeiro casal da imprensa regional.
“Eu cuidava da coluna social e da parte comercial, enquanto Humberto ficava responsável pelas matérias e também pelo setor comercial junto aos órgãos públicos”, destacou Norma.
O sucesso do jornal também contou com a colaboração de importantes nomes da escrita regional. Entre eles, o jornalista José Américo, responsável pela cobertura de Ipiaú e região; o escritor Clodomir Xavier; Joel Félix; além de outros articulistas que contribuíam com textos políticos, econômicos e ambientais.
O envolvimento familiar também foi marcante: o filho do casal, Hugo Filho — hoje médico e biólogo — escrevia sobre diversos temas, enquanto o caçula, Davi, ajudava mensalmente na distribuição do jornal, inclusive realizando entregas aos assinantes.
A evolução gráfica do jornal Tribuna da Região acompanhou seu crescimento editorial. Se a primeira edição contava com apenas oito páginas, o jornal chegou ao fim de sua trajetória com 24 páginas, mesclando conteúdos em preto e branco e coloridos. No entanto, o caminho não foi isento de desafios. Ao longo dos anos, o veículo enfrentou pressões e conflitos, incluindo episódios de tensão com autoridades locais.
“Um prefeito invadiu nossa sede aos gritos, dizendo que iria quebrar tudo”, recorda Humberto.
Apesar das adversidades, o jornal manteve sua linha editorial firme, com colunas que se tornaram tradicionais e muito comentadas pela população, como Conversando com o Barbeiro e Olha o que eles disseram, que repercutiam amplamente nas ruas de Ubaitaba.
Sempre atentos às transformações da comunicação, Humberto Hugo e Norma Suely expandiram sua atuação para o rádio, criando a Rádio Rio das Contas FM, uma emissora comunitária voltada à defesa do meio ambiente, com destaque para a preservação das águas do Rio de Contas — uma das grandes paixões de Humberto, ex-canoísta e um dos fundadores da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), em 1985.
Com o avanço da tecnologia, o casal também levou o jornal Tribuna da Região para o ambiente digital transformando o jornal impresso em uma plataforma online, ampliando ainda mais seu alcance. Ao olharem para trás, Humberto Hugo e Norma Suely reconhecem que a caminhada foi marcada por dificuldades, mas também por conquistas significativas. Durante três décadas, mantiveram o compromisso de colocar o jornal em circulação mensalmente, enfrentando desafios e superando obstáculos.
✅ NOVIDADE: Receba no WhatsApp as notícias do Interiorano (clicando aqui).
Mais do que um veículo de comunicação, o jornal Tribuna da Região foi instrumento de transformação social e também base para a construção de uma família. Com o trabalho na imprensa, o casal criou três filhos — dois médicos e uma enfermeira.
“Valeu a pena tanto esforço”, afirmam, emocionados, em uníssono.
O legado deixado pelo jornal permanece vivo na memória da região, como símbolo de resistência, informação e compromisso com a verdade. O expediente do jornal Tribuna da Região era recheado de pessoas ilustres e assim sai impressa em cada edição: Diretor/Editor- Humberto Hugo de Almeida/Diretora Comercial-Norma Ribeiro / Redação: José Américo da Matta Castro, Juarez Vicente, Ionélio Saad. Colaboradores: José Eduardo Andrade Pires, José Ribeiro Mendes, Armando Uzefa Pires, Joel Felix Costa, Onaldo Xavier de Oliveira, Clodomir Xavier de Oliveira, Aloisio Andrade, Guinha Martins, Emído Neto, Dr. Gilberto Fernandes. Colunista: Social: Norma Ribeiro/ Coluna de Esporte: Arivaldo Ramos (Tiriça), Correspondente em Uruçuca: Eraldo Santana. Editorial: Hugo Henrique R. de Almeida/ Coluna Reminiscência- Joel Félix
Por Wesley Faustino; pesquisador, historiador, escritor, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental e ex-vice-prefeito de Ubatã.