Juiz e conselheiro do TCE receberão título de cidadão de Ubatã

Homenagem proposta pelo vereador Devinho Muniz reconhece contribuições de Carlos Eduardo e Josias Gomes ao município.

Por Por Garcia Junior-@reportergarciajunior
Juiz e conselheiro do TCE receberão título de cidadão de Ubatã
Foto: Garcia Jr / Interiorano

O juiz da comarca de Ubatã, Carlos Eduardo da Silva Camilo, e o ex-deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Josias Gomes, receberão o título de Cidadão Honorário de Ubatã. A homenagem foi proposta pelo vereador Devinho Muniz (PT).

✅ NOVIDADE:  Receba no WhatsApp as notícias do Interiorano (clicando aqui).

Em entrevista ao site Interiorano nesta quinta-feira (12), o parlamentar destacou que ambos possuem relevantes contribuições para o município. Segundo ele, a iniciativa busca reconhecer o impacto positivo das ações desenvolvidas pelos dois homenageados.

“São pessoas que deram contribuições significativas para Ubatã. Nada mais justo que o reconhecimento pelos serviços prestados e pelas ações que trouxeram benefícios para a população”, afirmou Devinho Muniz.

O juiz Carlos Eduardo Camilo assumiu a titularidade da comarca de Ubatã em abril de 2023. Antes da nomeação, o município passou alguns anos sem um juiz titular. Desde então, segundo relatos de operadores do direito e moradores, houve avanço na tramitação de processos judiciais na comarca.

Além da atuação no Judiciário, o magistrado possui carreira acadêmica e leciona disciplinas como Análise Econômica do Direito, Sociologia Jurídica, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Penal Militar, Legislação de Trânsito e Direito Processual Penal, além de ministrar conteúdos relacionados à Inteligência Artificial aplicada ao Direito.

Já Josias Gomes tem uma longa trajetória política e administrativa. Formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1980, ele participou ativamente dos primeiros movimentos que deram origem ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Leia Também

Ao longo da carreira, exerceu diversas funções dentro da legenda em diferentes estados. Em Rondônia, foi secretário de organização do partido entre 1983 e 1984 e secretário-geral entre 1985 e 1987. Também atuou na Secretaria de Planejamento do Governo de Rondônia e chegou a exercer a função de vice-diretor-geral da Assembleia Legislativa do estado.

Josias chegou à Bahia em 1989, inicialmente na região cacaueira, onde participou da coordenação da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1997 assumiu a Secretaria-Geral do PT na Bahia e, em 1999, foi eleito presidente estadual do partido, sendo reeleito em 2001 nas primeiras eleições diretas da legenda.

Em 2002 foi eleito deputado federal, exercendo mandato na legislatura de 2003 a 2007. Posteriormente, também atuou como secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia durante a gestão do governador Rui Costa, entre 2015 e 2019.

Mais recentemente, em janeiro de 2026, Josias Gomes tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), deixando a atuação direta na política partidária.

A concessão do título de cidadão honorário é uma forma de reconhecer personalidades que, mesmo não sendo naturais do município, contribuíram para o desenvolvimento e para o fortalecimento das instituições locais. (Interiorano)


FONTE: Interiorano
  • Ir para GoogleNews
Tags »