24/01/2024 às 22h49min - Atualizada em 24/01/2024 às 22h49min
Governo anuncia nova portaria sobre funcionamento do comércio aos feriados
Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, revela que texto discriminará atividades que poderão funcionar sem acordo prévio
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Interiorano O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta quarta-feira, dia 24, que o governo pretende publicar nas próximas semanas uma nova portaria que regulamentará o funcionamento do comércio aos feriados. A medida visa ajustar as regras após a polêmica gerada pela portaria de novembro de 2023, que restringia o trabalho nesses dias.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). A principal mudança na nova portaria será a inclusão de farmácias e postos de gasolina na lista de exceções, permitindo que esses segmentos funcionem nos feriados sem a necessidade de prévia autorização por acordo coletivo. O texto da nova portaria, ainda não publicado no Diário Oficial da União (DOU), discriminará quais atividades precisarão ou não de acordo coletivo para operar nos feriados.
Segundo Marinho, a lista de exceção deve abranger mais de 200 segmentos, considerando a importância para o consumidor e a necessidade de manutenção dos serviços. A portaria anterior, de novembro de 2023, gerou controvérsias e foi alvo de críticas por parte de setores da economia e parlamentares.
A Câmara dos Deputados aprovou a urgência de um projeto de lei para barrar a medida, argumentando que a proibição do trabalho nos feriados impactaria diretamente na manutenção de empregos e na arrecadação de impostos. Diante da reação, o Ministro Luiz Marinho optou por reformular a portaria e criar um novo texto, que deverá ser publicado até março de 2024. Durante esse processo, o Ministério do Trabalho estabelecerá uma mesa tripartite para discussões mais abrangentes sobre o tema. (Interiorano)