24/01/2024 às 08h07min - Atualizada em 24/01/2024 às 08h07min
PRF apreende 425 mil maços de cigarros contrabandeados em Itabuna
Ação de fiscalização resulta na apreensão de carga avaliada em R$ 1,5 milhão e na prisão do motorista em flagrante.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Divulgação / PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa ao interceptar um caminhão carregado com 425 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação ocorreu no Km 502 da BR 101, em Itabuna, Bahia, durante ações de fiscalização e combate ao crime.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). O veículo, um M.BENZ/LS 1634 com placas de Minas Gerais, foi parado pela PRF, que solicitou os documentos de porte obrigatório ao motorista de 37 anos. Inicialmente, o condutor alegou que a carroceria estava vazia, mas ao vistoriar o compartimento de carga, os policiais descobriram a carga ilícita.
A carga de cigarros paraguaios apreendida está avaliada em R$ 1.487.500,00. O motorista, que apresentou informações desencontradas sobre a origem e destino da carga contrabandeada, foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal de Ilhéus. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.
A PRF na Bahia intensifica suas ações contra o contrabando, retirando de circulação quase 30 milhões de unidades de cigarros contrabandeados em 2023. Muitos dos contrabandistas estão associados a organizações criminosas, sendo o cigarro uma fonte de financiamento para atividades ilegais, incluindo o tráfico de drogas e armas. (Interiorano)