O comando da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ipiaú) confirmou oficialmente a desvinvulação dos Destacamentos de Polícia Militar (DPMs) de Ubatã e Gongogi, que voltam a integrar a área de atuação da 61ª CIPM/Ubaitaba.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana e já havia sido antecipada pelo site Interiorano, em agosto deste ano, quando a Secretaria de Segurança Pública sinalizou a intenção de devolver os municípios à 61ª CIPM. O Major Dalmo Porto agradeceu o apoio das administrações municipais e dos poderes Executivo e Legislativo das duas cidades.
“Agradeço a parceria de vocês, sempre dispostos a fortalecer nosso trabalho e divulgar as ações policiais.”
A cerimônia oficial de passagem de comando deve ocorrer na próxima segunda-feira (15) ou, no mais tardar, na terça-feira (16). Equipes do setor de inteligência da 61ª CIPM já circulam por Ubatã, realizando levantamentos e monitorando pontos estratégicos que demandam maior atenção, além de operações pontuais. O comandante também destacou a retomada do policiamento pela 61ª CIPM.
“Tenho certeza do empenho dessa unidade e do Major que a comanda, que dará continuidade ao trabalho com a dinâmica própria de sua equipe.”
Em balanço divulgado, o comandante da 55ª CIPM, Major Dalmo Porto, destacou as ações realizadas entre julho de 2024 e dezembro de 2025. Em Gongogi, foram registrados um veículo recuperado, seis prisões em flagrante e uma ocorrência de porte ou posse de arma de fogo. Em Ubatã, a polícia recuperou quatro veículos, realizou 44 prisões em flagrante, dez prisões por porte ou posse de arma de fogo e apreendeu drogas em 22 ocorrências. O período também contou com reforço de efetivo por meio de operações extraordinárias, como a Operação Distrito e a Operação Força Total.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
O comandante ressaltou ainda ações preventivas, a exemplo do PROERD, que formou 165 alunos em Ubatã no segundo semestre de 2024 e 129 alunos em Gongogi no primeiro semestre de 2025, além de atividades do Núcleo de Justiça Restaurativa e do policiamento em eventos como a Festa do Cacau, Dia do Evangélico e festejos juninos. Ao final, deixou uma mensagem às comunidades:
“Desejo um excelente final de ano, um bom Natal, e que a paz de Deus esteja sobre Ubatã e Gongogi.” (Interiorano)