12/01/2024 às 16h07min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h07min
Prefeitura de Ibirataia decreta situação de emergência por causa da estiagem
A prefeita Ana Cléia dos Santos Leal autoriza medidas imediatas para enfrentar os impactos da seca nas áreas rurais.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Divulgação A prefeita de Ibirataia, Ana Cléia dos Santos Leal, decretou Situação de Emergência nas áreas do município devido aos efeitos da estiagem prolongada. A medida, visa atender às regiões e comunidades rurais, como Algodão, Sapucaia, Guloso, Prazeres, Ferrugem, Ponto Novo, Ingazeira, Pedra Branca, Tesourinhas e Água Branca, que enfrentam grandes estragos e prejuízos devido à falta de chuvas.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). A insuficiência de precipitação pluviométrica, com o maior índice registrado em 30 de agosto, resultou em graves consequências para a população rural, especialmente os agricultores familiares. A escassez de chuvas prejudica a agropecuária, dificulta o desenvolvimento das pastagens, a reposição dos mananciais e provoca a falta de alimentos para animais e seres humanos.
A seca afeta diretamente setores como a pecuária de corte e de leite, a criação de peixes e a produção cacaueira, essenciais para a economia local. Além disso, as reservas de água para abastecimento humano estão se esgotando em muitas áreas do município.
Diante desse cenário, a prefeita autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. A convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade também foram autorizadas para facilitar as ações de assistência à população afetada.
Dentre as medidas autorizadas, destaca-se a dispensa de licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada urgência. O decreto tem validade por 180 dias e já entrou em vigor. (Interiorano)