11/01/2024 às 10h10min - Atualizada em 11/01/2024 às 10h10min
Vereadores de Ubatã propõe criação de comissão para acompanhar precatórios do FUNDEF
Juliano da Nutricau e Diego Tavares Encaminham Ofício ao Prefeito para Garantir Transparência na Destinação dos Recursos
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto - Divulgação Os vereadores Juliano da Nutricau e Diêgo da Igreja estiveram nesta quinta-feira, dia 11, no gabinete do prefeito de Ubatã, Tinho do Vale, para formalizar o Ofício n° 003/2024. O documento foi direcionado ao gestor e a Joana Angélica, Secretária Municipal de Educação.
► NOTÍCIAS: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui). Os vereadores destacaram a importância da transparência na gestão pública e solicitaram a constituição de uma Comissão Especial de Acompanhamento para o pagamento dos precatórios do FUNDEF no município. Informaram que os valores foram depositados no último dia 5 de janeiro, com previsão de novo depósito nos próximos meses após remanejamentos.
De acordo com os vereadores, o volume de informações relacionadas aos precatórios é significativo, e, visando garantir a correta destinação dos recursos, solicitaram à Secretaria de Educação o levantamento de todos os professores. O pedido inclui cálculos individuais conforme as normativas do MEC e dos Tribunais competentes, abrangendo o período de 1997 a 2006 e detalhando por ano, com a quantidade de meses trabalhados correspondente à carga horária.
O prefeito Tinho do Vale, em contato com o site interiorano, afirmou que deve elaborar um Projeto de Lei e um Plano de Ação para aplicação dos recursos, seguindo normas e orientações do FNDE, TCU, Ministério Público e TCM. O plano de aplicação servirá como instrumento de planejamento para controlar os gastos e evitar o uso inadequado dos recursos.
A gestão Tinho do Vale tem se reunido nos últimos dias com a assessoria jurídica para avaliar e discutir a aplicação dos recursos, visando assegurar que sejam utilizados de maneira adequada e de acordo com a destinação legal. O prefeito destacou a importância do planejamento para garantir uma gestão transparente e eficiente dos recursos públicos.
A expectativa é de que, com a constituição da Comissão Especial de Acompanhamento e a elaboração do Plano de Ação, o município possa utilizar os recursos dos precatórios do FUNDEF de forma responsável e em benefício da educação local. (Interiorano)