Ubatã e Camamuzinho amanheceram, nesta terça-feira (7), sem água nas torneiras. Em comunicado, a Embasa informou que, por volta de 1h, precisou suspender o bombeamento na captação do Rio de Contas devido à “falta de fase” — perda de uma das fases da rede elétrica trifásica (termo técnico) que alimenta as bombas.
Segundo a companhia, a Coelba foi acionada durante a madrugada. Até o fim da manhã, passadas mais de 11 horas do registro, a manutenção não havia sido executada no ponto de captação. Técnicos da Embasa permanecem de plantão para religar o sistema assim que a energia for estabilizada.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
A retomada, quando ocorrer, será setorizada e gradual, até recompor reservatórios e pressão na rede. A orientação da Embasa é que os consumidores priorizem o uso da água armazenada para higiene e alimentação enquanto o serviço não é normalizado.
O problema é recorrente em 2025. Na sexta-feira (3), a mesma captação ficou paralisada pelo mesmo motivo. Em outro caso recente, uma emissora de rádio do bairro Alto da Bela Vista ficou quase dois dias fora do ar após queda de fase. As interrupções acirraram críticas de moradores e comerciantes ao atendimento da concessionária de energia.
A expectativa é de que a Coelba normalize a rede no trecho da captação para que a Embasa inicie a recomposição do sistema ainda hoje. Até lá, o abastecimento permanece suspenso nas áreas afetadas. (Inteirorano)