Centro cirúrgico do Hospital de Ubatã será reativado após 30 anos de inatividade

Estrutura do Hospital César Monteiro Pirajá foi reformada em 2024; anúncio atende antigo apelo da população

Por Garcia Junior - Interiorano
13/08/2025 14h50 - Atualizado há 2 horas
Centro cirúrgico do Hospital de Ubatã será reativado após 30 anos de inatividade
Foto: Garcia Jr / Interiorano
RESUMO RÁPIDO Na correria? Veja só o que você precisa saber em segundos!
LEIA JÁ! CLIQUE AQUI.

Durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta quarta-feira (13), o prefeito de Ubatã, Tinho do Vale (PT), anunciou a reativação do centro cirúrgico do Hospital César Monteiro Pirajá, desativado há mais de três décadas. O gestor desafiou o secretário municipal de Saúde, Maikel Douglas, a colocar o espaço em funcionamento ainda em 2025. A medida busca evitar que pacientes precisem se deslocar para outras cidades para a realização de cirurgias de pequeno porte. (Interiorano)

O prefeito de Ubatã, Tinho do Vale (PT), anunciou nesta quarta-feira (13) a reativação do centro cirúrgico do Hospital César Monteiro Pirajá, que está desativado há mais de 30 anos. O comunicado foi feito durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na Câmara de Vereadores.

✅ NOVIDADE:  faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).

Na ocasião, Tinho lançou um desafio ao secretário municipal de Saúde, Maikel Douglas, para que o centro esteja em funcionamento ainda este ano.

“Quero, neste momento, desafiar nosso secretário para reativar o centro cirúrgico. Não queremos mais ver nossa população indo para outras cidades fazer pequenas cirurgias, sendo que aqui seria possível. Minha mão está estendida para você, Maikel, e neste ano queremos ver o centro funcionando”, declarou o prefeito.

O secretário aceitou o desafio durante o evento. O anúncio atende a um antigo apelo da comunidade, que cobra o retorno das atividades cirúrgicas na unidade hospitalar. O Hospital César Monteiro Pirajá passou por uma reforma completa e foi reinaugurado em setembro de 2024, como parte das comemorações pelos 71 anos de emancipação política de Ubatã.

Leia Também

Com investimento superior a R$ 6 milhões, fruto de parceria entre os governos estadual e municipal, a unidade recebeu equipamentos modernos e instalações climatizadas, como sala de ultrassonografia de emergência, raio-X digital no padrão do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, leitos para parto, sala com incubadoras para recém-nascidos prematuros e estrutura ampliada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A reativação do centro cirúrgico complementará o conjunto de melhorias e reforçará o papel do hospital como referência em saúde para municípios de médio porte na Bahia. (Interiorano)


FONTE: @reportergarciajunior
Fale Conosco!
Atendimento
Fala, Interiorano!