A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta quinta-feira (7) em Ubatã, no sul da Bahia. Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento reuniu gestores públicos, profissionais da área e membros da sociedade civil. Houve debates temáticos, apresentações culturais e a eleição de delegados para representar o município nas próximas etapas da conferência. (Interiorano)
A cidade de Ubatã realizou, nesta quinta-feira (7), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento marcou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e teve como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. A conferência foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura.
O encontro, realizado no espaço Império das Festas, reuniu gestores públicos, trabalhadores do SUAS, conselheiros, usuários e representantes da sociedade civil. A programação contou com apresentações culturais, debates temáticos e a definição de propostas e delegados para as etapas estadual e nacional da conferência.
A abertura foi marcada pela apresentação do Projeto de Música das Escolas Municipais, conduzido pelo professor Vagner Lopes e com a participação de alunos da rede pública.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
Durante o evento, cinco eixos temáticos nortearam os debates. Um dos destaques foi a palestra das assistentes sociais Paula Refosco e Jeruza Calazans, que abordaram os avanços e desafios da política de assistência social no Brasil e no município. A secretária Amanda Carvalho Lemos destacou a importância da escuta coletiva e dos serviços oferecidos.
“Este é um espaço de construção e reafirmação de compromissos com a proteção social. Avançamos muito com o acolhimento familiar, os atendimentos nos CRAS e CREAS e a ampliação dos serviços do SCFV. Seguiremos firmes na defesa de direitos”, afirmou.
O prefeito Vinícius do Vale (Tinho), secretários municipais e membros da comunidade também participaram do encontro. Nos últimos anos, a gestão municipal tem ampliado o acesso a serviços como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fortalecendo a agricultura familiar e promovendo segurança alimentar. (Interiorano)