Com foco em infraestrutura, formação e valorização dos professores, Ubatã alcançou 41,9% de crianças alfabetizadas até o 2º ano e subiu de 4 para 5 no IDEB. A cidade também investe em inclusão e lançou o projeto “Fome de Leitura”. (Interiorano)
A Prefeitura Municipal de Ubatã tem intensificado os investimentos em educação, com foco na valorização dos profissionais da rede de ensino, melhoria da infraestrutura escolar e ampliação na frota de ônibus escolares visando o acesso ao ensino de qualidade.
O reflexo direto do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal na educação foi o desempenho de Ubatã no Criança Alfabetizada. O índice mostrou que a rede de ensino do município alcançou 41,9% das crianças alfabetizadas até o 2° ano do ensino fundamental, superando a meta estabelecida de 38,45% e o índice de 2023, que foi de 31,4%. Outro destaque ficou por conta do IDEB.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no município, em 2024, superou o índice anterior (2021), saltando de 4 para 5 pontos, demonstrando um verdadeiro avanço no ensino, resultante do compromisso da gestão municipal com a educação. A educação inclusiva também é outra bandeira defendida pela gestão. O município conta com unidades escolares que possuem cuidadores, psicólogos e terapeutas ocupacionais para oferecerem suporte a alunos com necessidades especiais.
O estímulo a leitura é um aspecto essencial na aprendizagem. Com o objetivo de fomentar a leitura, serão investidos mais de 300 mil reais no Projeto Fome de Leitura, em que serão adquiridos livros de autores regionais, inclusive de Ubatã.
A gestão Tinho do Vale renova e fortalece seu compromisso com a educação de qualidade no município, investindo também na formação continuada de professores, além de garantir o cumprimento do piso salarial, trazendo dignidade e respeito que os profissionais da educação merecem. Ascom PMU