A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (23) em Vila Velha (ES), Agnaldo Matias dos Santos, o “Caiau”, suspeito do desaparecimento de Núbia Santos em 2014, em Ibirapitanga. Ele usava documentos falsos desde 2019 e estava foragido. (Interiorano)
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Ibirapitanga, prendeu nesta quarta-feira (23), em Vila Velha (ES), Agnaldo Matias dos Santos, conhecido como “Caiau”, principal suspeito pelo desaparecimento de Núbia de Oliveira Santos, ocorrido em 18 de março de 2014, no município baiano de Ibirapitanga.
✅ NOVIDADE: faça parte do canal do Interiorano no WhatsApp (clicando aqui).
A prisão foi realizada com apoio da Guarda Municipal de Vila Velha e equipes da DEIC da Polícia Civil capixaba, após ações de inteligência iniciadas na tarde de terça-feira (22). O suspeito passou a ser monitorado no bairro Barramares, onde estava vivendo sob identidade falsa.
Na manhã desta quarta, três equipes da ROCAM realizaram campana próximo ao veículo do foragido. Assim que Agnaldo entrou no carro, os agentes fizeram a abordagem e deram voz de prisão, conduzindo-o imediatamente à Delegacia de Vila Velha, onde permanece à disposição da Justiça.
Agnaldo estava foragido desde 2019, quando conseguiu emitir uma Carteira Nacional de Identificação com dados falsos, usando documentos de um parente. A fraude foi descoberta após denúncia de um morador de Jequié, que notou o uso indevido de seus dados. Um exame papiloscópico confirmou a identidade do acusado.
Além da falsidade ideológica, Agnaldo é apontado como o principal autor do desaparecimento de Núbia Santos, jovem que sumiu ao sair para o trabalho em 2014. À época, testemunhas relataram que ela teria sido forçada a entrar em um carro preto, desaparecendo em seguida.
Com a prisão, a Polícia Civil espera avançar nas investigações, que foram reabertas após novas provas e reconhecimentos fotográficos. O caso, que voltou a ganhar destaque nos últimos meses, segue em apuração pela DT/Ibirapitanga.
A delegacia reforça que informações sobre outros foragidos podem ser repassadas de forma anônima pelo telefone (73) 98197-9921 ou pelo Instagram @dtibirapitanga, com garantia de sigilo absoluto. (Inteirorano)