18/12/2023 às 21h52min - Atualizada em 18/12/2023 às 21h52min
Reservatórios de Pedra e Funil recebem chuvas abaixo da média
Período úmido inicia com baixa intensidade de chuvas, refletindo nos volumes dos reservatórios nas bacias do rio de Contas.
Por Garcia Junior - Interiorano
@reportergarciajunior
Foto * Divulgação Nesta segunda-feira, dia 18, a Chesf emitiu um comunicado preocupante sobre o início do período úmido nas bacias hidrográficas onde opera reservatórios e usinas hidrelétricas. A intensidade das chuvas nesse começo de ciclo ficou aquém da média histórica, atribuída à presença do fenômeno El Niño na Região Nordeste.
Os órgãos de monitoramento alertam para um cenário de escassez pluviométrica no rio de Contas, localidade que abriga as usinas de Funil e da Pedra. Os volumes atuais dos reservatórios preocupam: Pedra está operando com 38,97% de sua capacidade, enquanto Funil conta com 87,7%.
Esses números refletem a preocupante realidade enfrentada pelas bacias do rio de Contas, onde a irregularidade das chuvas tem afetado diretamente o abastecimento hídrico. O fenômeno El Niño se configura como um dos principais responsáveis por essa conjuntura desafiadora.
A situação dos reservatórios demanda atenção e medidas preventivas para mitigar possíveis impactos no fornecimento de água e na geração de energia para as regiões dependentes desses sistemas. (Interiorano)